COMO O MEL PODE AJUDAR VOCÊ NOS SEUS TREINOS? ELE ENGORDA OU EMAGRECE ? [DICAS ESSENCIAIS]


mel engorda

Falaaaa pessoal , tudo bom? Hoje vamos com mais uma postagem sensacional que preparamos para vocês sobre um alimento comum no nosso cotidiano mas que não temos noção de absolutamente nada sobre . Hoje vamos falar sobre o mel. Será que o mel engorda ou o mel ajuda a emagrecer? O mel é um vilão? Dá para consumir livremente? Porque, afinal de contas, a abelhinha que faz, é natural né? Vamos responder diversas dúvidas como essas para você aqui nessa postagem então leia com atenção até o final e compartilhe essa postagem com seus amigos, ok?

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Então vamos falar sobre o mel, né gente. Muitas pessoas acham que o mel é livre, porque

o mel é natural, o mel é saudável, tem vitaminas, tem minerais. Só que: realmente,

ele tem vitaminas e minerais, mas em pouca ou pequena quantidade, não dá para a gente

ficar usando ele como uma fonte de vitaminas e minerais. ok?


Algumas pessoas pensam assim: " a central mas é mil vezes melhor eu usar mel do que eu usar açúcar, porque é natural, ou o adoçante. Então eu vou usar o mel em substituição, porque o mel não vai me engordar.” Mas não é assim que a banda toca gente. 1 colher de sopa de mel tem mais ou menos 50 calorias e uns 13 gramas de carboidrato. Então, o que eu quero dizer para você com isso é: é uma quantidade absurda? Não é. 50 calorias não é uma quantidade absurda, mas tem que ter cuidado porque o índice glicêmico do mel é super alto, e conforme você vai adicionando colheres de sopa às suas preparações, ou ao prato que você tá comendo, de mel, vai aumentando

o valor calórico sim.


mel engorda

O que deve complicar um pouco essa questão do mel, é que o mel é bom, gostoso, e aquela consistência meio de xarope, às vezes dá vontade de botar muito em cima de uma banana com aveia, ou mesmo um iogurte. certo? Tem gente que pega pão ou torrada e bota manteiga e bota mel, ou o usa em uma panqueca, enfim, criatividade sem fim. Então, tem que ter cuidado porque 1, 2 colheres de mel são mais 100, cento e poucas calorias que você está adicionando. E se você está em processo de perda de peso, manutenção de peso, isso pode te atrapalhar sim.


Muitas pessoas que querem ter uma vida mais saudável, que querem emagrecer falam assim: “ai, comprei granola, agora de lanche eu vou comer uma banana com granola e com mel.” E aí, quando você vai contabilizar, aquilo ali tem quase 70, 80 gramas de carboidrato por porção, o que é uma bomba de carboidrato e de açúcar que vai entrar direto na sua corrente sanguínea, vai secretar muita insulina, vai acumular tudo em gordura, principalmente na abdominal, depois vai dar hipoglicemia de rebote, você vai ficar com mais fome.

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Gente, veja bem, não estamos querendo dizer para você parar de consumir mel, até porque tem um lado benéfico do mel, já que o mel tem sabor mais doce que o açúcar branco simples que você usa. Então, se você for usar o mel para adoçar um suco, se você usar açúcar, ou sei lá, para adoçar um iogurte, se você compra aquele iogurte desnatado e você bota açúcar, você pode conseguir aquele mesmo dulçor que você conseguiria com 1 colher de sopa de açúcar. Você pode usar, de repente, 1 colher de sobremesa ou 1 colher de chá grande de mel. Então, se você for usar ele

em substituição ao açúcar nesses momentos, você pode ter um benefício do mel.



O que queremos dizer, mais uma vez é: a gente tem que contabilizar o que a gente consome. Não

é para ficar neurótico: “ai, meu Deus, anotando, calculadora, tabela.” Não é isso. Mas sim ter um bom senso. Não é porque o alimento faz bem ou faz menos mal, que a gente pode comer à vontade. É um bom senso mesmo: “ah, eu vou comer mel? Vou pegar 1 colher e vou medir 1 colher, e vou botar aqui em cima dessa banana. Eu não vou pegar o pote e virar.” Ficar jogando rios de mel ali, achando que é natural e saudável e é tranquilo. Contabiliza, sem neurose, mas mede o quanto você está consumindo, para você ter mais controle no seu dia a dia.


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Agora, se você está buscando ganhar massa muscular, ganhar mais peso, está em fase de bulking, pode ser super interessante você introduzir o mel na sua alimentação, principalmente

no pós treino. Você sabe que depois do treino, você precisa de um aporte grande de carboidrato

de alto índice glicêmico e proteína, então você pode botar o mel tanto na sua vitamina de whey ou de albumina depois do treino. Se você achar que fica muito enjoado, muito doce, você pode comer o mel separado com uma banana, e tomar o whey puro, com água, com leite, com o que você preferir depois do treino.


Logo, o mel pode te ajudar nesse sentido, e sempre lembrando que é uma forma mais condensada de você ter carboidrato. Assim, normalmente, quem está em fase de ganho de peso, precisa consumir muita caloria a mais, às vezes não consegue tanto, dessa forma o mel pode ser uma alternativa com pouco volume, para ter muito carboidrato. E, lembrando também, que ele é bem docinho, então, cuidado com essa questão do sabor ficar mais enjoativo. Às vezes vale mais

a pena você comer ele à parte e tomar sua vitamina separado.



Se você está querendo emagrecer, não precisa necessariamente tirar o mel da sua vida. Tudo é como você casar melhor, por exemplo: tem algumas receitas de cookie, que você faz em casa, com whey, com aveia e mel. Então, você vai ter proteína, você vai ter fibra e vai ter o carboidrato do mel ali, que meio que, complementa, acaba sendo uma opção você comer 1 ou 2 cookies, dependendo do tamanho, no lanche da tarde.


Mais uma vez, sempre temos que buscar o caminho do meio termo, sem fanatismo, sem

muito radicalismo, para que você consiga seguir, a médio-longo prazo, essa mudança

que você está buscando para a sua vida.

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