Academia ou Calistenia o que eu devo escolher para começar? OS PRÓS E CONTRAS

Começando sua jornada de fitness? Sabemos que é uma coisa bem difícil o que escolher para fazer como atividade física. Crossfit, Musculação, calistenia. Compreender a diferença entre Calistenia e musculação pode parecer difícil, mas vamos ajudar a solucionar esse problema hoje , nesta postagem.


Academia ou Calistenia

Se você é novo nos exercícios, pode ter dificuldade em escolher um programa de exercícios que funcione melhor para você. É crucial escolher a estratégia certa para dar um início forte à sua jornada de preparação física. Uma das decisões críticas que você precisa fazer é se você deve escolher calistenia e musculação.


Vamos aprender a diferença entre as duas opções para ajudá-lo a fazer a chamada certa:

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Qual a diferença entre Calistenia e Musculação?

Academia ou Calistenia o que eu devo escolher para começar?

Tanto a Calistenia como a musculação são formas de treinamento de força, mas há uma diferença fundamental que os diferencia: o tipo de resistência.


O treino de calistenia contém exercícios que requerem um mínimo ou nenhum equipamento de exercício. Os exercícios são realizados com base no peso corporal, portanto, não requerem equipamentos que são geralmente encontrados em uma academia.


Exemplos comuns desses exercícios calistênicos são:

  • Pull-ups

  • Push-up

  • Burpees

  • Polichinelos

  • Agachamentos

  • Avanços

  • Pranchas e

  • Abdominais.

Já falamos de vários desses exercícios nessa postagem ,dê uma passada lá para ver mais sobre eles.


A musculação por outro lado, usa resistência externa. Portanto, é necessário equipamento de ginástica ou acesso à academia para os treinos.


Exemplos comuns de exercícios de musculação são:

  • Supino

  • Levantamento terra

  • Levantamento com halteres

  • Supino

  • Agachamento com barra


Qual opção eu devo escolher?



Tanto a calistenia quanto a musculação permitem que você ganhe força e melhore seu condicionamento físico. Você deve escolher a opção de acordo com seus objetivos de condicionamento físico.


Escolha sessões calistêna se seu objetivo de condicionamento físico for:

  • construir resistência muscular,

  • melhorar sua mobilidade e

  • desenvolver um corpo atlético e forte.

Escolha um treino de musculação se quiser:

  • construir massa muscular (aumentar seu tamanho) e

  • melhorar a força geral de seu corpo.


Quando se trata de perda de peso, os exercícios de calistenia são uma escolha melhor, pois queimam mais calorias do que os exercícios de peso corporal.


AS VANTAGENS DO TREINAMENTO DE PESO CORPORAL


Academia ou Calistenia o que eu devo escolher para começar?

Nesta seção, vou fazer uma lista rápida dos benefícios do treinamento de peso corporal. Esta não é uma lista definitiva e, claro, existem mais benefícios. Além disso, os benefícios são classificados aleatoriamente e não em termos de importância.


VANTAGEM # 1: NÃO HÁ NECESSIDADE DE UM GRANDE INVESTIMENTO INICIAL


Um grande benefício do treinamento de ginástica é que você precisa de muito pouco ou nenhum equipamento para o seu treinamento.


Não precisar de nenhum equipamento significa que você não precisa comprar nada caro para começar o treinamento. É claro que, à medida que você avança, alguns equipamentos podem se tornar necessários (por exemplo, barra pull-up, argolas, etc.), mas o investimento ainda é mínimo em comparação ao treinamento com pesos, no qual equipamentos caros se tornam necessários posteriormente.


VANTAGEM 2: VOCÊ PODE TREINAR EM QUALQUER LUGAR


Um subproduto direto do primeiro benefício é que você pode treinar em qualquer lugar, já que não há necessidade de acesso a equipamentos especiais.


Esta foi uma das razões pelas quais a ginástica parecia uma escolha tão atraente para mim no início do meu treinamento.


Poder treinar em qualquer lugar que você desejar é um grande privilégio que poucas outras formas de treinamento oferecem.


Desta forma, é muito difícil perder os treinos devido às circunstâncias (por exemplo, quando estiver viajando) e você pode ficar em boa forma física onde quer que esteja.


VANTAGEM # 3: VISE MÚLTIPLAS QUALIDADES SIMULTANEAMENTE


Quando você progride para movimentos calistênicos avançados, você será desafiado de várias maneiras e não apenas em relação à força máxima.


Como resultado, você vai construir força, equilíbrio, mobilidade, flexibilidade, etc.


Também com a calistenia, você vai construir muita consciência sinestésica, controle do corpo e estar em melhor contato com o seu corpo em geral.


VANTAGEM Nº 4: APRENDA MOVIMENTOS INCRÍVEIS


Ver lendas da calistenia como Hannibal for King nos primeiros dias do youtube, realizar movimentos que desafiam a gravidade, servem de grande inspiração para o treinamento.


Garanto que a sensação de realizar um movimento calistênico avançado é única e surpreendente.


Além disso, não conhecemos muitas pessoas que não respeitem as habilidades de calistenia de alto nível, independentemente da forma como treinam.


VANTAGEM Nº 5: VOCÊ PODE SER MAIS CRIATIVO


Academia ou Calistenia o que eu devo escolher para começar?

Conforme você treina com ginástica, será desafiado a ter novas ideias sobre como treinar.

Isso pode ser por vários motivos.


O treinamento em um novo ambiente, por exemplo, sempre é possível com a calistenia, mas na maioria das vezes você terá que ter novas ideias sobre como implementar seu treinamento nesse novo ambiente.


A calistenia também pode desafiar sua criatividade quando você está explorando novos movimentos com os quais não treinou antes.


Além disso, quando você quiser progredir em um novo movimento, muitas vezes terá que criar suas próprias progressões. Esta é a principal razão pela qual existem tantos tutoriais de peso corporal diferentes.


VANTAGEM # 6: É UM SISTEMA SEM DESCULPAS


Ao combinar o 1º e o 2º benefício, nomeadamente que pode treinar em qualquer lugar e com equipamento mínimo, surge um novo benefício Isso é…Você não tem mais desculpas.


Com a calistenia, você pode treinar aqui e agora.


Nenhum equipamento especial está faltando e nenhum lugar especial é necessário.

Se você quer treinar com calistenia e não está fazendo, não há desculpas para você. Não há ninguém para culpar, exceto você.


VANTAGEM # 7: IDEAL PARA PERDA DE GORDURA


A calistenia é uma das melhores “ferramentas” de treinamento para perda de gordura.

Digo isso porque a calistenia pode ser facilmente implementada no treinamento HIIT , circuitos AMRAP , MRT, etc.


Esses 3 métodos são alguns dos melhores para perda de gordura e todos eles requerem alguns exercícios de peso corporal para serem implementados.


Se o seu objetivo é perder gordura rapidamente , não há razão para evitar o treinamento de peso corporal.


VANTAGEM # 8: FANTÁSTICO PARA CONSTRUIR FORÇA DE CORPO INTEIRO E DESENVOLVIMENTO MUSCULAR


Quando você realiza exercícios de peso corporal, normalmente trabalha seu corpo como uma unidade. O músculo trabalha em sinergia para realizar o movimento.


Pense em uma corrente. Quando um elo de uma cadeia é fraco, toda a cadeia fica fraca. Com o treinamento de peso corporal, toda a cadeia se torna forte porque todos os músculos trabalham juntos.


Compare isso com os exercícios de isolamento na musculação. Por exemplo, quando você executa a rosca bíceps sentada em uma máquina. O único músculo que você está trabalhando é o bíceps.


O exercício complementar de peso corporal, levantar o queixo, trabalha o bíceps, músculos das costas, abdômen, região lombar e muito mais.


VANTAGEM # 9: TREINE SEU NÚCLEO EM CADA MOVIMENTO


Quando você treina com ginástica, seu núcleo será desafiado a cada movimento.

Isso é ótimo para desenvolver um núcleo forte e funcional .


AS DESVANTAGENS DO TREINAMENTO DE PESO CORPORAL


Academia ou Calistenia o que eu devo escolher para começar?

Enquanto a maioria das pessoas que treinam com exercícios calistênicos tendem a enfatizar os benefícios do treinamento com peso corporal, é importante conhecer as desvantagens dele para que você possa ter uma imagem completa.


Nesta seção, vou cobrir algumas das maiores desvantagens do treinamento de peso corporal.


DESVANTAGEM Nº 1: É DIFÍCIL ISOLAR CERTOS GRUPOS MUSCULARES


Quando você treina normalmente para força ou resistência, isolar grupos musculares pode não ser do seu interesse.


No entanto, se você deseja atingir apenas um músculo fraco específico ou se recuperar de uma lesão, uma das melhores opções é praticar exercícios de isolamento. Isolar grupos musculares ou pontos fracos é muito difícil de fazer com exercícios de peso corporal.


Nesse aspecto, o levantamento de peso é superior a calistenia, pois permite isolar áreas que requerem sua atenção com bastante facilidade.


DESVANTAGEM 2: TEM LIMITAÇÕES NO TREINAMENTO DAS PERNAS


Esta é a maior desvantagem do treinamento de peso corporal.

Enquanto ginástica pode ajudá-lo a construir músculos e força, bem como articulações resistentes e fortes em sua parte inferior do corpo com exercícios como o agachamento e é muito duro para desenvolver força máxima em o padrão de agachamento e construir pernas extremamente musculosas (como um fisiculturista).


À medida que avança com movimentos , você terá como alvo principalmente qualidades como flexibilidade, mobilidade, força em amplitudes extremas de movimento, equilíbrio, etc., no entanto, você não pode fornecer aos glúteos e quadríceps a mesma resistência que você pode fazer com o peso levantamento (por exemplo, com agachamentos pesados).


Assim , se você está pensando em crescer o bumbum , essa não será a sua modlidade.


Se o seu objetivo é desenvolver pernas musculosas e fortes , o levantamento de peso é uma opção melhor para você.


DESVANTAGEM Nº 3: PODE SER DIFÍCIL DE MEDIR



O nível de dificuldade de alguns exercícios de peso corporal são muito difícil de medir com precisão.


Isso leva a 2 desvantagens:


Nº 1: AS PROGRESSÕES NÃO SÃO INTUITIVAS


A maioria das pessoas que desiste do treinamento de calistenia é porque não consegue descobrir como progredir para movimentos mais difíceis .


Ao contrário do levantamento de peso, no qual você apenas coloca mais peso na barra, no treinamento de peso corporal você terá que se mover gradualmente em direção a progressões mais avançadas.


Às vezes, descobrir essas progressões sozinho pode ser muito difícil.


Além disso, essas progressões podem ser medidas apenas em termos de dificuldade e não em termos de força real adquirida.


Deixe-me esclarecer um pouco mais.


No levantamento de peso, você está progredindo com muita precisão ao saber quanto peso está colocando na barra.


No treinamento de peso corporal, você está progredindo de um movimento dominado para um mais difícil, mas é muito difícil saber exatamente quanta força é necessária para essa nova progressão. Pode ser como adicionar 5kg ou até 20kg.


Por esse motivo, realizar movimentos calistênicos avançados geralmente requer um planejamento mais complexo do que levantamento de peso.


Nº 2: É DIFÍCIL REFLETIR SOBRE SEU PROGRESSO


Da mesma forma que na edição anterior, no levantamento de peso depois de um tempo você pode saber exatamente quanta força ganhou com seus treinos. Você pode ser, por exemplo, 50kg mais forte em levantamento terra do que antes.


Com o treinamento de força com peso corporal, você não pode ser tão preciso. Você só pode saber o quanto avançou em direção a uma habilidade ou quantas repetições adicionou a um movimento.

Se você não consegue ver quanto progresso fez, pode ser difícil se manter motivado.


No entanto, a área de medição mais importante em qualquer sistema de condicionamento físico é como você se sente e sua aparência. Estas são subjetivas e (na minha opinião) superam as medidas estatísticas, como repetições, quantidade de peso, etc.


DESVANTAGEM # 4: MAIS DIFÍCIL DE CONSTRUIR MUITA MASSA MUSCULAR


Embora os exercícios de peso corporal sejam supereficazes para construir um corpo muito musculoso, é muito difícil ou impossível obter o corpo de um fisiculturista competitivo (pense em Arnold, Ronnie Coleman, etc.).


Com o levantamento de peso, você pode manter cada vez mais peso e forçar seu corpo a ficar cada vez maior. Na verdade, não há limite para a quantidade de peso que você pode colocar na barra (exceto para o que o corpo humano pode suportar estruturalmente).


O CASO “PERNAS DE FRANGO”


O argumento mais comum que os levantadores de peso usa contra o treinamento de calistenia é que os atletas de calistenia têm pernas magras.


Na maioria das vezes, isso é verdade.


Mas isso não significa que tenha que ser assim. Você pode construir pernas musculosas com exercícios calistênicos, mas não será capaz de construir a mesma quantidade de músculos que um fisiculturista.


Além disso, a maioria dos especialistas em calistenia competitiva tenta manter o mínimo de músculos em seu corpo, mas tem o máximo de força. Menos músculos significa que você pesa menos, então é mais fácil realizar movimentos avançados como a alavanca frontal.


Como você pode ver, a eficácia de uma ferramenta está totalmente relacionada aos objetivos de cada um e uma certa desvantagem pode ter um efeito vantajoso para os seus objetivos.


CUIDADO COM OS CULTOS DE PESO CORPORAL!


Academia ou Calistenia o que eu devo escolher para começar?

Agora que você conhece os benefícios e desvantagens do treinamento de peso corporal, gostaria de falar sobre um dos maiores problemas da comunidade de ginástica.

Esse problema são os cultos de peso corporal.


Existem vários grupos online que treinam apenas com ginástica e desconsideram todas as outras formas de treinamento como ineficazes e inferiores, sem nem mesmo experimentá-las.

É muito fácil quando você investe muito tempo e esforço em uma “ferramenta” de treinamento para se apegar a ela e tentar defendê-la a todo custo.


Já estive lá e não é uma boa posição, pois limita sua perspectiva e suas oportunidades de treinamento. Eu uso apenas exercícios de peso corporal? Sim. Mas isso não significa que outros sistemas não sejam tão eficazes (ou mais eficazes, dependendo de seus objetivos).

Claro, esses cultos existem em outras comunidades de treinamento também e não é um problema relacionado apenas à ginástica.


A melhor maneira de evitar ficar muito preso a uma única ferramenta é aprender mais sobre diferentes sistemas.


RESISTÊNCIA É RESISTÊNCIA


O treinamento de força é um treinamento de resistência e se você quiser ficar mais forte, basta aplicar o princípio de carga progressiva.


Isso significa que à medida que você aumenta a resistência você vai ficar mais forte, seja treinando com calistenia ou levantamento de peso ou outras formas de treinamento.


A única diferença está na forma como o princípio é aplicado.


TREINE DE ACORDO COM SEUS OBJETIVOS


A principal razão pela qual incluímos os benefícios e desvantagens do treinamento de calistenia foi para que você pudesse ter uma visão geral e ser capaz de fazer a escolha certa, dependendo dos objetivos que você tem no momento.


Na postagem “ Como escolher o plano de treinamento de peso corporal certo ”, incluí um processo simples de definição de metas.


Se o seu objetivo é ficar o maior humanamente possível, o treinamento com pesos é a melhor opção para você.


Se habilidades extremas de calistenia inspiram você e você deseja alcançá-las, então o treinamento de peso corporal é o caminho a percorrer.


Se você quer apenas entrar em forma e já tem acesso aos pesos, não há razão para abandoná-los completamente pelos exercícios de peso corporal. Em vez disso, você pode combinar diferentes “ferramentas” de treinamento e colher os benefícios de todas elas.


Não há dúvida de que o treinamento calistênico é uma forma muito eficaz e eficiente de ficar mais forte, perder gordura e construir músculos.


No entanto, nenhum método é perfeito e a mesma regra se aplica ao treinamento de calistenia.

Espero que com este artigo você tenha uma boa ideia dos benefícios do treinamento de calistenia e sua posição de acordo com seus objetivos.




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