8 melhores Exercícios Femininos para fazer em casas
top of page

8 melhores Exercícios Femininos para fazer em casas

No mundo agitado de hoje, onde o equilíbrio entre trabalho, família e outras responsabilidades é uma constante, a busca pela saúde e bem-estar muitas vezes fica em segundo plano. No entanto, a prática regular de exercícios desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde, especialmente para as mulheres. Felizmente, a conveniência de fazer exercícios em casa oferece uma solução acessível e eficaz para incorporar atividade física à rotina diária, economizando tempo e recursos.


Neste guia, exploraremos os oito melhores exercícios que as mulheres podem realizar em casa, ajudando-as a alcançar seus objetivos de fitness enquanto cuidam de suas vidas ocupadas. Independentemente de você ser uma iniciante ou uma entusiasta do fitness, esses exercícios podem ser adaptados para atender às suas necessidades, proporcionando um caminho acessível e eficaz para um estilo de vida mais ativo e saudável.

8 melhores exercícios para fazer em casa para mulheres

O exercício regular é a chave para aliviar o estresse e promover uma boa saúde física e mental. As mulheres que fazem malabarismos entre as responsabilidades pessoais e profissionais muitas vezes ficam sem tempo para prestar atenção à sua forma física.


Mas deve ser dada importância ao preparo físico desde tenra idade para viver uma vida saudável e mais longa. Os exercícios de rotina podem ajudá-lo a tratar problemas de saúde e até mesmo evitá-los, tudo o que você precisa fazer é tirar 20-30 minutos por dia para si mesmo.


Você pode não conseguir ir à academia regularmente ou sair para correr ou caminhar diariamente, mas não precisa se preocupar.


Existem alguns exercícios que você pode fazer em casa, sem nenhum equipamento. Aqui estão 8 exercícios básicos fáceis de fazer em casa para as mulheres manterem a forma.

1. Agachamento:

O agachamento é um dos exercícios mais eficazes para fortalecer as pernas e os glúteos, sendo essencial para mulheres que desejam tonificar essas áreas. Abaixo, você encontrará uma descrição detalhada do exercício, seus benefícios e orientações para executá-lo com a forma correta.


Benefícios:

  • Fortalecimento das Pernas: O agachamento trabalha os músculos das coxas, incluindo os quadríceps, isquiotibiais e adutores, ajudando a desenvolver pernas mais fortes e tonificadas.

  • Glúteos Firmes: Além das pernas, o agachamento ativa os músculos dos glúteos, contribuindo para um bumbum mais firme e empinado.

Execução Correta:

  1. Posição Inicial: Fique em pé com os pés na largura dos quadris. Mantenha as costas retas, os ombros para trás e olhe para a frente.

  2. Movimento Descendente: Inicie o movimento flexionando os quadris e os joelhos ao mesmo tempo, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária. Certifique-se de que os joelhos não ultrapassem a linha dos dedos dos pés.

  3. Profundidade: Continue descendo até que suas coxas fiquem paralelas ao chão ou até onde for confortável para você. Quanto mais profundo o agachamento, mais os músculos serão ativados.

  4. Retorno à Posição Inicial: Empurre pelos calcanhares para voltar à posição inicial, estendendo completamente os quadris e joelhos.

  5. Respiração: Inspire enquanto desce e expire enquanto sobe.

Sugestão de Séries e Repetições:

  • Iniciantes: Comece com 2 a 3 séries de 10 a 12 repetições.

  • Intermediários: Avance para 3 a 4 séries de 12 a 15 repetições.

  • Avançados: Para um desafio maior, faça 4 séries de 15 a 20 repetições.

Lembre-se de que a forma correta é fundamental para evitar lesões e obter os melhores resultados. À medida que você se torna mais forte, pode aumentar a resistência, segurando halteres ou uma garrafa de água durante o exercício. O agachamento é um exercício versátil que pode ser facilmente incorporado à sua rotina de exercícios em casa para fortalecer suas pernas e glúteos.


TREINO PERNAS PARA MULHERES


2. Prancha:

A prancha é um exercício altamente eficaz para fortalecer o core, incluindo os músculos abdominais e a região lombar. A seguir, explicaremos por que a prancha é tão benéfica e como realizá-la corretamente, juntamente com recomendações para o tempo de manutenção da posição.


Benefícios:

  • Fortalecimento do Core: A prancha é um dos melhores exercícios para fortalecer os músculos profundos do abdômen, que ajudam a melhorar a postura e a estabilidade do tronco.

  • Mínimo Impacto nas Costas: Ao contrário de alguns exercícios abdominais tradicionais, a prancha coloca menos pressão na região lombar, tornando-a adequada para pessoas com histórico de dores nas costas.

Execução Correta:

  1. Posição Inicial: Comece deitada de bruços, apoiando-se nos antebraços e nos dedos dos pés. Os cotovelos devem estar diretamente sob os ombros e os antebraços paralelos entre si.

  2. Postura: Mantenha o corpo reto como uma tábua, desde a cabeça até os calcanhares. Evite levantar os quadris ou afundar a região lombar.

  3. Contração do Core: Ative os músculos abdominais, contraindo o abdômen, como se estivesse tentando trazer o umbigo em direção à coluna vertebral.

  4. Olhar à Frente: Olhe para o chão, mantendo o pescoço alinhado com a coluna.

  5. Manutenção: Mantenha essa posição o máximo que puder, concentrando-se na ativação contínua dos músculos abdominais e na respiração regular.

Sugestão de Tempo de Manutenção:

  • Iniciantes: Comece com 20-30 segundos de manutenção da prancha e descanse por 30 segundos a 1 minuto entre as repetições.

  • Intermediários: Avance para 40-60 segundos de manutenção e descanse por 30 segundos entre as repetições.

  • Avançados: Para um desafio maior, tente manter a prancha por 60 segundos ou mais, com descanso de 20-30 segundos entre as repetições.

A prancha é um exercício que pode ser facilmente incorporado a sua rotina de exercícios em casa, e os benefícios para o core e a postura são notáveis. À medida que sua força e resistência aumentam, você pode aumentar gradualmente o tempo de manutenção da posição, tornando-a ainda mais eficaz.


3. Flexões de Braço:

As flexões de braço são um exercício versátil e eficaz que ajudam a fortalecer o peito, os ombros e os tríceps. A seguir, destacaremos por que as flexões são tão importantes e forneceremos instruções detalhadas para realizá-las com a forma correta, juntamente com sugestões para séries e repetições.


Benefícios:

  • Fortalecimento do Peito: As flexões visam principalmente o peito, ajudando a tonificar e fortalecer os músculos peitorais.

  • Desenvolvimento dos Ombros: Elas também envolvem os músculos dos ombros, contribuindo para o desenvolvimento dos deltoides.

  • Trabalho dos Tríceps: As flexões recrutam os músculos tríceps, o que é excelente para tonificar a parte de trás dos braços.

Execução Correta:

  1. Posição Inicial: Comece deitada de bruços, com as mãos apoiadas no chão ligeiramente mais largas do que a largura dos ombros. Os dedos devem apontar para frente e os braços devem estar estendidos.

  2. Postura: Mantenha o corpo reto, desde a cabeça até os calcanhares. O olhar deve estar direcionado para o chão.

  3. Movimento Descendente: Flexione os cotovelos e abaixe o corpo em direção ao chão, mantendo-o alinhado. Certifique-se de que os cotovelos formem um ângulo de aproximadamente 90 graus.

  4. Profundidade: Desça até que o peito esteja a poucos centímetros do chão ou até onde for confortável para você.

  5. Retorno à Posição Inicial: Empurre o corpo de volta à posição inicial, estendendo os braços completamente.

  6. Respiração: Inspire enquanto desce e expire enquanto sobe.

Sugestão de Séries e Repetições:

  • Iniciantes: Comece com 2 a 3 séries de 5 a 8 repetições.

  • Intermediários: Avance para 3 a 4 séries de 10 a 12 repetições.

  • Avançados: Para um desafio maior, faça 4 séries de 12 a 15 repetições.

Lembre-se de manter a forma adequada ao realizar flexões. Se você não conseguir fazer flexões de braço no chão, pode começar com flexões de joelhos apoiados em um colchonete para desenvolver força gradualmente.


À medida que você se torna mais forte, poderá progredir para flexões regulares. Este é um exercício excelente para fortalecer a parte superior do corpo e pode ser facilmente incorporado à sua rotina de exercícios em casa.


TREINO PERNAS PARA MULHERES


4. Agachamento Sumô:

O agachamento sumô é uma variação do agachamento tradicional que se concentra nos músculos internos das coxas e nos glúteos, proporcionando um ótimo exercício para tonificação. A seguir, explicaremos por que o agachamento sumô é valioso e forneceremos instruções detalhadas sobre como executá-lo corretamente, juntamente com sugestões para séries e repetições.


Benefícios:

  • Fortalecimento das Coxas Internas: O agachamento sumô direciona o esforço para os músculos adutores, ajudando a tonificar as coxas internas.

  • Ativação dos Glúteos: Além das coxas, ele também trabalha os músculos dos glúteos, contribuindo para um bumbum mais firme.

Execução Correta:

  1. Posição Inicial: Fique em pé com os pés afastados além da largura dos ombros, com os dedos dos pés virados levemente para fora.

  2. Postura: Mantenha as costas retas, os ombros para trás e a cabeça erguida.

  3. Movimento Descendente: Inicie o movimento flexionando os quadris e os joelhos ao mesmo tempo, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária, mantendo os joelhos alinhados com os dedos dos pés.

  4. Profundidade: Continue descendo até que suas coxas fiquem paralelas ao chão ou até onde for confortável para você. Mantenha os joelhos afastados e os pés firmemente apoiados no chão.

  5. Retorno à Posição Inicial: Empurre pelos calcanhares para voltar à posição inicial, estendendo completamente os quadris e joelhos.

  6. Respiração: Inspire enquanto desce e expire enquanto sobe.

Sugestão de Séries e Repetições:

  • Iniciantes: Comece com 2 a 3 séries de 10 a 12 repetições.

  • Intermediários: Avance para 3 a 4 séries de 12 a 15 repetições.

  • Avançados: Para um desafio maior, faça 4 séries de 15 a 20 repetições.

O agachamento sumô é uma excelente maneira de trabalhar os músculos internos das coxas e os glúteos em casa. Mantenha a forma correta para evitar lesões e ajuste a resistência conforme sua força aumenta. Incorporar esse exercício à sua rotina de treinamento pode ajudar a tonificar suas pernas e glúteos de maneira eficaz.


5. Prancha Lateral:

A prancha lateral é um exercício altamente eficaz para fortalecer os oblíquos (músculos laterais do abdômen) e o core, proporcionando uma excelente maneira de tonificar a região da cintura. Abaixo, explicaremos por que a prancha lateral é benéfica e como realizá-la corretamente, juntamente com sugestões para o tempo de manutenção da posição em ambos os lados.

Benefícios:

  • Fortalecimento dos Oblíquos: A prancha lateral visa principalmente os músculos oblíquos, ajudando a criar definição na região da cintura.

  • Melhora do Equilíbrio e Estabilidade: Este exercício também trabalha o core, melhorando o equilíbrio e a estabilidade do tronco.

Execução Correta:

  1. Posição Inicial: Deite-se de lado no chão, apoiando-se no antebraço, que deve estar alinhado com o ombro. As pernas devem estar estendidas, empilhadas uma sobre a outra, e os pés podem ficar um pouco à frente do corpo.

  2. Postura: Mantenha o corpo reto como uma tábua, desde a cabeça até os calcanhares. O olhar deve estar direcionado para a frente.

  3. Contração do Core: Ative os músculos abdominais, contraindo o abdômen.

  4. Manutenção: Mantenha essa posição o máximo que puder, concentrando-se na ativação contínua dos músculos abdominais.

  5. Alternância Lateral: Após um período de tempo (veja abaixo), vire para o outro lado e repita o exercício.

Sugestão de Tempo de Manutenção:

  • Iniciantes: Comece com 20-30 segundos de manutenção da prancha lateral em cada lado e descanse por 30 segundos a 1 minuto entre os lados.

  • Intermediários: Avance para 40-60 segundos de manutenção em cada lado, com descanso de 30 segundos entre os lados.

  • Avançados: Para um desafio maior, tente manter a prancha lateral por 60 segundos ou mais em cada lado, com descanso de 20-30 segundos entre os lados.

A prancha lateral é um exercício eficaz para tonificar a região da cintura e fortalecer o core. À medida que sua força e resistência aumentam, você pode aumentar gradualmente o tempo de manutenção da posição. Incorporar este exercício à sua rotina de exercícios em casa ajudará a melhorar sua postura e estabilidade.

TREINO PERNAS PARA MULHERES


6. Burpees Modificados:

Os burpees modificados são uma variação mais acessível dos burpees tradicionais e oferecem uma maneira versátil de treinar todo o corpo. A seguir, destacaremos por que os burpees modificados são valiosos e forneceremos instruções detalhadas sobre como executá-los corretamente, juntamente com sugestões para séries e repetições.


Benefícios:

  • Treino de Corpo Inteiro: Os burpees modificados envolvem todos os principais grupos musculares, incluindo pernas, glúteos, peito, ombros e tríceps.

  • Aeróbico e Cardiovascular: Este exercício aumenta a frequência cardíaca, proporcionando benefícios aeróbicos e de queima de calorias.

Execução Correta:

  1. Posição Inicial: Fique em pé com os pés na largura dos quadris.

  2. Agachamento: Agache-se, mantendo as costas retas, até que as mãos toquem o chão à frente de você.

  3. Extensão das Pernas: Estenda as pernas para trás, entrando na posição de prancha.

  4. Flexão: Faça uma flexão de braço, abaixando o peito em direção ao chão. Se necessário, você pode fazer a flexão de joelhos.

  5. Regresso à Posição de Prancha: Retorne à posição de prancha com os braços estendidos.

  6. Salto: Pule os pés de volta para as mãos e, em seguida, dê um salto vertical com os braços estendidos para cima.

Sugestão de Séries e Repetições:

  • Iniciantes: Comece com 2 a 3 séries de 5 a 8 repetições.

  • Intermediários: Avance para 3 a 4 séries de 10 a 12 repetições.

  • Avançados: Para um desafio maior, faça 4 séries de 12 a 15 repetições.

Os burpees modificados são uma adição versátil à sua rotina de exercícios em casa. Eles oferecem um treino completo do corpo e podem ser adaptados para atender ao seu nível de condicionamento físico. Lembre-se de manter a forma correta para evitar lesões e ajuste a intensidade conforme necessário.


7. Elevação de Pernas:


A elevação de pernas é um exercício eficaz para fortalecer os músculos do abdômen, proporcionando uma maneira excelente de trabalhar a parte inferior do corpo. A seguir, explicaremos por que a elevação de pernas é benéfica e como realizá-la corretamente, juntamente com sugestões para séries e repetições.


Benefícios:

  • Fortalecimento do Abdômen Inferior: A elevação de pernas visa principalmente os músculos do abdômen inferior, contribuindo para uma região abdominal mais definida.

Execução Correta:

  1. Posição Inicial: Deite-se de costas em um colchonete, com as pernas estendidas e os braços ao lado do corpo, palmas viradas para baixo.

  2. Elevação das Pernas: Mantendo as pernas estendidas e juntas, levante-as em direção ao teto. Continue elevando até que os quadris saiam levemente do chão.

  3. Pausa: No ponto mais alto do movimento, faça uma breve pausa.

  4. Descida Controlada: Lentamente, abaixe as pernas de volta à posição inicial, mantendo o controle do movimento.

Sugestão de Séries e Repetições:

  • Iniciantes: Comece com 2 a 3 séries de 8 a 10 repetições.

  • Intermediários: Avance para 3 a 4 séries de 12 a 15 repetições.

  • Avançados: Para um desafio maior, faça 4 séries de 15 a 20 repetições.

A elevação de pernas é um exercício eficaz para trabalhar a parte inferior do abdômen e pode ser facilmente incorporada à sua rotina de exercícios em casa. Mantenha a forma correta e concentre-se na contração dos músculos abdominais durante o movimento para obter os melhores resultados.


TREINO PERNAS PARA MULHERES


8. Alongamento:


O alongamento desempenha um papel crucial em qualquer rotina de exercícios, proporcionando benefícios como melhora da flexibilidade e redução da tensão muscular. A seguir, destacaremos a importância do alongamento e forneceremos sugestões para exercícios simples de alongamento para concluir sua rotina de exercícios em casa, juntamente com uma recomendação de tempo de alongamento.

Importância do Alongamento:

  • Melhora da Flexibilidade: O alongamento regular ajuda a aumentar a flexibilidade muscular, permitindo que você realize exercícios com uma amplitude de movimento maior.

  • Redução da Tensão Muscular: O alongamento alivia a tensão muscular acumulada durante o exercício, ajudando a prevenir dores e lesões.

Sugestões de Exercícios de Alongamento:

Alongamento dos Quadríceps:

  • Em pé, segure um pé com a mão correspondente.

  • Puxe o calcanhar em direção às nádegas, mantendo o joelho apontando para o chão.

  • Mantenha por 15-30 segundos em cada perna.


Alongamento dos Isquiotibiais:

  • Sente-se no chão com uma perna estendida e a outra flexionada.

  • Incline-se suavemente em direção à perna estendida, alcançando os dedos dos pés.

  • Mantenha por 15-30 segundos em cada perna.


Alongamento do Quadríceps em Pé:

  • Em pé, dobre o joelho e segure o tornozelo por trás de você.

  • Puxe o calcanhar em direção às nádegas, mantendo o joelho apontando para o chão.

  • Mantenha por 15-30 segundos em cada perna.


Alongamento do Peito e Ombros:

  • Em pé ou sentado, entrelace os dedos atrás das costas e estenda os braços.

  • Abra o peito e estique os braços, mantendo os ombros relaxados.

  • Mantenha por 15-30 segundos.


Recomendação de Tempo de Alongamento:

  • Após concluir sua rotina de exercícios, dedique de 5 a 10 minutos para alongar os principais grupos musculares.

  • Mantenha cada alongamento por 15-30 segundos, respirando profundamente e relaxando na posição.

O alongamento é uma parte essencial de qualquer rotina de exercícios, pois ajuda a melhorar a flexibilidade e reduzir a tensão muscular. Lembre-se de alongar todos os principais grupos musculares que foram trabalhados durante sua sessão de exercícios para obter os melhores resultados e promover a recuperação muscular.

TREINO PERNAS PARA MULHERES


Conclusão:


Neste guia, apresentamos oito exercícios altamente eficazes que podem ser realizados no conforto da sua casa, proporcionando uma maneira conveniente e acessível de manter uma rotina de exercícios saudável. Recapitulamos os benefícios de cada exercício, desde o fortalecimento dos músculos até a melhora da flexibilidade, e fornecemos orientações detalhadas sobre como executá-los corretamente.


É importante lembrar que a consistência é a chave para alcançar seus objetivos de condicionamento físico. Portanto, encorajamos você a iniciar ou continuar sua prática regular de exercícios em casa. Não importa se você é iniciante, intermediário ou avançado; há sempre um nível adequado de desafio para cada pessoa.


Lembre-se de ouvir seu corpo, progredir gradualmente e, acima de tudo, desfrutar do processo de se tornar mais ativo e saudável. Ao incorporar esses exercícios à sua rotina diária, você estará investindo em sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. Portanto, vamos começar a se mexer e conquistar seus objetivos de fitness em casa!

bottom of page