TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A DIETA DUKAN: RISCOS E BENEFÍCIOS PARA SUA SAÚDE

A Dieta Dukan é um dos métodos de perda de peso mais anunciados. A Academia central fitness descobriu como funciona a dieta, qual é o peso "correto" e por que comer de acordo com Dukan pode ser perigoso.

Agora antes de continuarmos com essa postagem vamos indicar um programa alimentar completo para acelerar um pouco o seu metabolismo e ajudar você nessa luta contra a balança.


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Quem é Pierre Dukan



O criador da dieta popular não é um nutricionista, mas um terapeuta. Pierre Dukan era clínico geral quando um paciente obeso o procurou em 1970. O homem admitiu que, para perder peso, ele está pronto para desistir de qualquer comida, exceto carne.


O médico desenvolveu uma dieta baseada no consumo de carnes magras, vegetais sem amido e uma quantidade mínima de frutas. Um pré-requisito era a recusa do açúcar.


Dukan argumentou que tal dieta é melhor para o metabolismo natural: o homem primitivo comia carne, vegetais sazonais e frutas. Açúcar em nosso entendimento era inacessível para ele e, portanto, deveria ser abandonado agora.


Após 30 anos de experimentação e observação, Pierre Dukan lançou o livro I Can't Lose Weight, que se tornou um campeão de vendas em 32 países. O novo método prometia perder 5 kg em uma a duas semanas, sem se limitar a quantidade de alimento.


Celebridades que elogiaram abertamente o novo método aumentaram a popularidade dos designs de Dukan.


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Jennifer Lopez e Gisele Bündchen usaram a dieta para perder peso após a gravidez e o parto. A cantora galesa Catherine Jenkins afirma estar em forma alimentando-se do plano de Dukan.


Em 2012, o Conselho de Médicos da França indicou que o nutricionista violou os princípios éticos ao fazer da medicina um empreendimento comercial.


Em 2014, Pierre Dukan foi excluído do cadastro de médicos por divulgar e divulgar o método.


EM QUE CONSISTE A DIETA DUKAN?


A Dieta Dukan consiste em 4 programas alimentares que se sucedem.


O elemento crucial que liga os quatro estágios são os dias passados ​​comendo nada além de proteínas. Pode parecer semelhante a Atkins, mas a Dieta Dukan é muito diferente.


Os dias de proteína são usados ​​para um efeito estratégico crucial em cada estágio da dieta, e os que estão fazendo dieta devem evitar a manteiga e o óleo que constituem um dos pilares do regime de Atkins.


Princípios e características da dieta Dukan



A dieta de Dukan é projetada para vários meses, dependendo do peso inicial. Você pode comer qualquer quantidade de comida a qualquer momento, o principal é seguir as seguintes regras:

  • Qualquer carne gordurosa é excluída da dieta, apenas o frango ou peru sem pele permanece; qualquer peixe também é permitido - grelhado, cozido no vapor, cozido. E qualquer marisco.

  • Todos os laticínios com baixo teor de gordura são permitidos, bem como iogurtes doces com sabores naturais (baunilha, coco, etc.).

  • O açúcar é proibido, o sal é o mínimo. Mas substitutos do açúcar, especiarias naturais, molhos (mostarda, soja, etc.) são permitidos.

  • Depois de alguns dias, é permitido introduzir na dieta uma quantidade ilimitada de vegetais, tanto crus quanto cozidos, a vapor (excluindo os ricos em amido - batata, feijão, arroz).

  • Necessariamente - uma colher de farelo de aveia por dia.


Existem várias fases alternadas na dieta - apenas carne e vegetais mais carne. A duração da fase depende do peso (um dia em dias alternados, três após três, cinco após cinco, etc. - ver detalhes abaixo). É necessário pelo menos um litro e meio de água por dia. E também uma carga é necessária, pelo menos 20-30 minutos de caminhada por dia.

Como funciona a dieta a dieta Dukan



A dieta Dukan implica uma dieta proteica com um mínimo de carboidratos e gorduras. O esquema inclui 100 produtos que podem ser consumidos em qualquer volume nas primeiras semanas.


O método reflete em grande parte a dieta cetogênica e outros planos de refeições com baixo teor de carboidratos, em que o corpo está se reconstruindo para obter energia da gordura e da proteína.


O alto teor de proteína dos alimentos ajuda a equilibrar a produção de insulina e reduz a produção de grelina, o hormônio da fome.


A saturação vem mais rápido e comemos menos. No entanto, a dieta de Dukan limita não apenas os carboidratos, mas também as gorduras. A segurança e os benefícios desta abordagem não são suportados por pesquisas.


Antes de passar para um plano alimentar Dukan, você precisa calcular seu peso "correto". Isso pode ser feito usando uma calculadora especial.



O cálculo é baseado em dados de altura, peso máximo e mínimo, idade, características estruturais do corpo. A calculadora foi desenvolvida por Pierre Dukan, por isso vale a pena conferir o resultado por métodos científicos e consultar um médico.


A dieta de Dukan é dividida em quatro fases:

  • Ataque

  • Alternação

  • Ancoragem

  • Estabilização


A perda de peso perceptível começa já na fase de ataque, o que o motiva a continuar comendo de acordo com o método Dukan. O motivo da rápida perda de peso é a desidratação, pois devido à falta de carboidratos, o corpo perde líquidos. No entanto, os especialistas não confirmam a eficácia a longo prazo do método e os benefícios da dieta à saúde.


Vamos descobrir como a dieta funciona e por que ela tem muitas contraindicações.

Estágios da dieta de Dukan

A dieta consiste em quatro partes, cuja duração depende do peso "correto" calculado.


As duas primeiras etapas são voltadas para a perda de peso e as últimas são voltadas para a consolidação das conquistas.


Durante o ataque, apenas alimentos ricos em proteínas são permitidos. Em seguida, adicione vegetais sem amido, gordura limitada e carboidratos extras.



A duração do ataque, alternância e reforço depende de quantos quilos você precisa perder para atingir o peso "correto". A fase final, que deve ser seguida constantemente, combina a dieta da fase fixadora e os dias semanais de proteína em um padrão de ataque.


1. Ataque

A fase dura de dois a sete dias. Se você precisa perder 20 kg ou mais para atingir o peso "correto", o estágio pode demorar mais.


O plano de refeições inclui 68 alimentos proteicos e alguns adicionais:


· Carne: carne de vaca, vitela, veado e outros jogos, porco, bacon magro e de soja, fígado, rins, língua

· Aves: filé e fígado de frango, peru, pato selvagem, codorna, peru com baixo teor de gordura e linguiça de frango

· Peixes e frutos do mar: sem limite, incluindo atum enlatado na água

· Proteínas vegetarianas: Proteína vegetal, substituto da carne feito de glúten de trigo, hambúrgueres vegetarianos e produtos de soja e tofu

· Ovos: frango, codorna, pato

· Laticínios com baixo teor de gordura: leite, iogurte, queijo cottage, ricota - não mais do que 1 kg por dia

A dieta diária deve incluir 1,5 colher de sopa de farelo de aveia e pelo menos 1,5 litro de água.


Todos os dias você precisa dedicar 20 minutos de atividade física.



2. Alternância

O período de obtenção gradual do peso correto leva de um mês a um ano.


A dieta da fase anterior alterna a cada dois dias com um menu mais suave e extenso - 32 tipos de vegetais são adicionados:

  • Espinafre, couve, alface e outros vegetais verdes

  • Brócolis, couve-flor e couve de Bruxelas

  • Pimentões

  • Cogumelos

  • Salsão

  • Espargos

  • Alcachofras

  • Abobrinha

  • Tomate

  • Vagem

  • Cebola

  • Abóbora e espaguete de abóbora

  • Nabos

  • Pepinos

  • Cenoura

  • Beterraba

Permitido uma colher de chá de azeite para molho de salada ou cozinhar em uma panela e duas colheres de sopa de farelo.


O período de atividade física é de 30 minutos.

3. Ancoragem

A duração da etapa é determinada à razão de dez dias para cada quilograma perdido. O objetivo é evitar o retorno ao peso inicial.


Você pode misturar qualquer um dos produtos das duas primeiras etapas, bem como adicionar uma quantidade limitada de gordura e carboidratos:

  • Frutas: frutas vermelhas ou melão fatiado (100 g), maçã média, laranja, Pêra, pêssego, nectarina ou dois kiwis, ameixa ou damasco

  • Duas fatias de pão integral por dia

  • Queijo, 40 g por dia

  • Alimentos ricos em amido, 225 g por dia: macarrão, milho, feijão, feijão, arroz ou batata

  • Carne: rosbife, porco ou presunto uma ou duas vezes por semana

Duas vezes por semana pode fazer uma refeição festiva: entrada, prato principal, copo de vinho e sobremesa.


Um dia por semana deve ser proteína (padrão de ataque). Farelo - 2,5 colheres de sopa, atividade física - 25 minutos.



4. Estabilização

A etapa final para ajudar a manter o peso "correto". Não há restrições dietéticas rígidas, mas você precisa seguir vários princípios:


  • Alimentos da fase de fixação devem ser tomados como base da nutrição

  • Mantenha um dia de proteína por semana

  • Caminhe pelo menos 20-30 minutos por dia

  • Beba 1,5 litros de água e coma pelo menos 30 g de farelo por dia

A última etapa envolve seguir seu plano alimentar em todos os momentos com uma lista de 100 alimentos com pequenos extras.

Menu para as fases iniciais


Ataque

  • Café da manhã: queijo cottage baixo teor de gordura misturado com farelo e canela, café ou chá, água. Leite desnatado e adoçantes podem ser adicionados ao chá e café em qualquer refeição.

  • Almoço: peito de frango em uma panela, macarrão em caldo, gelatina diet, chá gelado.

  • Jantar: bife e camarão, gelatina diet, café ou chá, água.


Alternação

  • Café da manhã: ovos mexidos de três ovos, rodelas de tomate, café, água.

  • Almoço: Frango frito e salada com molho francês, iogurte de farelo grego, chá gelado.

  • Jantar: filé de salmão assado, brócolis e couve-flor cozidos no vapor, gelatina diet, café ou chá descafeinado, água.

Ancoragem

  • Café da manhã: uma omelete de três ovos com queijo (40 g) e espinafre, café, água.

  • Almoço: uma porção de peru com duas fatias de pão integral, 80 g de queijo cottage misturado com farelo e canela, chá gelado.

  • Jantar: porco na frigideira e abobrinha grelhada, uma pequena maçã, café descafeinado, água.


DIETA DUKAN FUNCIONA?


Nenhuma dieta sozinha fornece benefícios de perda de peso a longo prazo, e a dieta pode ser prejudicial à saúde.


Após a perda temporária de peso, as pessoas voltam ao estado anterior e, às vezes, se recuperam mais fortemente do que antes da mudança na dieta.


Uma forma segura e eficaz de atingir o peso desejado e manter a saúde e boa forma física é com a ajuda de especialistas escolher um estilo de vida adequado e um regime alimentar que possa ser observado regularmente.


Existem muitas publicações científicas que enfocam a eficácia de dietas ricas em proteínas e pobres em carboidratos, no entanto, existem poucos estudos qualificados de acordo com o método Dukan.



Em 2015, dados de 50 mulheres com idades entre 19-64 foram compilados na Polônia que seguiram o plano de refeições Dukan e consumiram cerca de 1.000 calorias por dia, incluindo 100 g de proteína.


Os participantes do estudo perderam 15 kg em 8 a 10 semanas.


Em janeiro, o US News & World Report - um dos três principais semanários dos EUA sobre economia, política e saúde - publicou um ranking de dieta de 23 especialistas.


A dieta de Dukan ficou em último lugar na lista, recebendo 1,9 pontos em 5. Os especialistas avaliaram a eficácia da dieta em 2,5 e os benefícios para a saúde em 2. De acordo com os médicos, não há evidência de que o método de Dukan para perder peso possa ser seguro e a longo prazo, enquanto a lista de produtos é excessivamente limitada e as regras dietéticas são muito complexas.


A dieta é eficaz nas primeiras semanas. Não há pesquisas científicas para apoiar a perda de peso sustentada e os efeitos da dieta na saúde a longo prazo não foram estudados.

Os malefícios da dieta de Dukan

A dieta é provavelmente adequada para pessoas saudáveis ​​com mais de 18 anos.


O método não é recomendado para doenças gastrointestinais crônicas, distúrbios metabólicos, distúrbios hormonais, gravidez, amamentação.


A dieta tem todas as desvantagens das dietas de baixo teor de carboidratos, bem como alguns efeitos colaterais específicos, uma vez que muitos alimentos saudáveis ​​são excluídos do plano alimentar.



Perda de peso rápida com a dieta Dukan

A principal desvantagem da dieta de Dukan, de acordo com especialistas em nutrição britânicos, é que pode ser prejudicial à saúde:


  • A perda de peso inicial vem da desidratação

  • A dieta não é balanceada, então você precisa tomar vitaminas extras

  • Lembre-se da quantidade diária de água e da porção necessária de farelo de aveia para garantir um mínimo de fibra.

DIETA DUKAN E OS RISCOS DE DESENVOLVER DOENÇAS

Devido à falta de vitaminas e microelementos benéficos, a dieta pode provocar:

  • Osteoporose

  • Problemas com o sistema digestivo e trato gastrointestinal

  • Doenças do coração e vasos sanguíneos

  • Desordens hormonais

  • Distúrbios do sistema nervoso


Na mudança de dieta, é possível o quadro doloroso, característico da fase inicial de dietas com grande quantidade de proteínas.


O motivo da sensação de mal-estar é a mudança no metabolismo, pois o corpo está se reconstruindo para receber energia das gorduras e proteínas.


Fadiga, aumento da fome e sede, problemas de atenção e sono, alterações de humor, dores de cabeça, indigestão e taquicardia podem ser sentidos por vários dias.


Os cientistas especulam que evitar essa dieta pode levar a problemas de saúde futuros. E como a dieta é limitada, a maioria das pessoas acaba parando de comer de acordo com o plano - elas ficam entediadas e desconfortáveis ​​em seguir uma lista de 100 alimentos e as regras para sua rotação.

Fatos principais sobre a dieta de Dukan:

Prós

  • O método de Dukan ajuda a perder peso rapidamente

  • Nas primeiras duas semanas, você pode pular calorias e comer alimentos permitidos quase sem restrições

  • Uma grande quantidade de proteína diminui a fome e ajuda a comer menos

  • Dieta prevê atividade física obrigatória



Contra

  • A rápida perda de peso ocorre devido à desidratação do corpo

  • A lista de alimentos é limitada, por isso o corpo não recebe os nutrientes necessários. Durante os dias de proteína, não há vegetais na dieta, nas etapas seguintes a quantidade de carboidratos é limitada

  • O teor de fibra na dieta está abaixo da norma diária - 5 g em vez dos 25-38 g recomendados

  • Não há evidências científicas de que tal nutrição leve à perda de peso sustentável

  • Sem dados sobre os efeitos da dieta na saúde a longo prazo