CREATINA TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Se você ainda não ouviu falar sobre ela você deve ser totalmente off do mundo da academia e está começando agora nesse universo fitness certo? Então fique tranquilo. Sente aí no seu computador ou no seu sofá com o seu celular e venha com a gente ler tudo sobre a creatina.

CREATINA TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Faaaaaalaaaa pessoal tudo bem? Hoje a gente vai falar de suplementação meus marombeiros e marombeiras. Falamos de tanta coisa já nesses últimos meses certo? Recursos ergogênicos diversos, dieta, treinamento, AEJ, hoje vamos falar de suplementação. Agora qual suplementação vamos falar? Dela, da mística, da inigualável, da inseparável da vida de qualquer pessoa, a creatina.

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Vamos voltar ao post . A creatina é estudada desde a década de 1920 logo temos estudos muito focados e embasados em muitos dados científicos desde muito tempo sobre ela. Isso significa que ela é um dos suplementos mais estudados no mundo inteiro.


Em 1992, mais especificamente nas olimpíadas de Barcelona, foi onde a creatina ficou mais conhecido e famosa.


Por que ela ficou famosa nas olimpíadas de 92?


CREATINA TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Porque o jornal The Times publicou que Linford Christie, um exímio velocista, tinha ganhado a prova dos 100 metros rasos com o efeito ergogenico natural da creatina.


Beleza Central Fitness, mas o que é a creatina afinal de contas? Ela é um hormônio?


Não, gente. Primeira coisa que você deve saber é: Creatina não é hormônio, ok! A creatina é um conjunto de aminoácidos: Glicina e arginina convertida em guarnidino acetato. Esse composto é metilado dando origem a creatina.


É uma substância composta por 3 aminoácidos: Arginina, Glicina e Metionina, originalmente sintetizada no fígado e no pâncreas, a creatina pode ser encontrada em pequenas proporções nas carnes vermelhas e nos peixes.


A creatina é um suplemento natural usado para aumentar o desempenho atlético (1)


Não é apenas seguro, mas também um dos suplementos mais populares e eficazes do mundo para construir músculos e força (1, 2, 3, 4, 5, 6)


Então, Central Fitness, ela não é um hormônio?

Não.


Ela é um anabolizante?

Primeiro a gente tem que entender o que é anabolismo.

Colocando de forma simples, o anabolismo é um aumento de molécula menor para maior em retenção de energia. Então, ganhar gordura é um processo anabólico, certo? O Arroz e o feijão são anabólicos. Conseguiu compreender esse conceito de anabolismo?

Então se a creatina é uma substancia com poder anabolizante? Sim, ela é uma substância com poder anabolizante, mas não é hormônio, não é um esteroide anabolizante, ou seja, não vai fazer mal para a sua saúde.


A creatina aqui no Brasil ficou muito famosa, porque em 2005 a ANVISA bloqueou a comercialização da creatina no Brasil. Por existir esse bloqueio criou-se uma mística de que a creatina faz mal para o nosso organismo. O que é uma falácia total.


CREATINA TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Como funciona a creatina?


Quando seus músculos se contraem, a energia gerada inicialmente para este movimento é um composto chamado ATP.


O ATP fornece sua energia liberando uma de suas moléculas de fosfato. Ele então se torna um composto diferente chamado ADP. Infelizmente, só existe ATP suficiente para fornecer energia por aproximadamente 10 segundos, então para a contração muscular continuar, mais ATP deve ser produzido.


O fosfato de creatina ajuda dando sua molécula de fosfato para o ADP, recriando o ATP. Este ATP pode então ser queimado novamente como combustível para mais contração muscular.


Esta maior síntese de ATP também evita que seu corpo use outro sistema de energia chamado glicólise, o qual tem o ácido lático como subproduto. Este ácido lático cria a sensação de “queimação” que você sente durante exercício intenso.


Se a quantidade de ácido se torna grande demais o movimento do músculo para. Mas se você continua usando ATP devido à toda creatina que você tem, você pode minimizar a quantia de ácido lático produzido e se exercitar mais tempo e mais intensamente.



Basicamente a creatina vai trabalhar na resíntese do ATP e ADP.

Então uma adenosina difosfato é criado um fosfato novo, e nós temos um novo ATP (adenosinatri-fosfato), e aí conseguimos novamente fazer uma contração muscular, ou um outro tipo de esforço físico. E ela ajuda o ADP voltar mais rápida a ATP.



É assim que a creatina funciona. Então a gente consome creatina, ela se estoca no nosso corpo dentro dos nossos músculos aumentando a nossa fosfo-creatina. No momento em que o ATP vira ADP, e ele precisa voltar a ser ATP de novo, o corpo acaba buscando nesses estoques para fazer a resíntese e, dessa forma, você consegue uma melhora de rendimento nos seus treinos.


Isso quer dizer que se eu tomar ela no pré-treino eu vou ter um melhor rendimento, porque o meu estoque vai estar maior?


Não, porque o corpo de um ser humano médio, vai carregar mais ou menos 170, 180 gramas de creatina no seu corpo. Quando você começa a suplementar com creatina, isso pode chegar a 220, 230. Você perceberá que temos um aumento de 20, 25% no nosso estoque de creatina, e quando atingir o máximo você atinge o máximo dos resultados, dos benefícios da própria, ou seja, se você toma ela no pré-treino ou não, tanto faz, porque o importante é quando você estiver com o estoque cheio de verdade para ter o máximo dos resultados.


Os suplementos de creatina aumentam suas reservas de fosfocreatina, permitindo que você produza mais energia ATP para alimentar seus músculos durante exercícios de alta intensidade (10, 11)

Este é o principal mecanismo por trás dos efeitos de aumento de desempenho da creatina.


em resumo a suplementação com creatina fornece energia ATP adicional, o que melhora o desempenho do exercício de alta intensidade



Central Fitness, até encher o estoque eu vou perceber aumento de performance?

Claro que sim. Não tem essa de creatina demora 3 semanas para fazer o efeito. A creatina demora 3 semanas, mais ou menos falando, para você conseguir um estoque alto e relevante, mas até lá você tem um efeito de empilhamento, e de melhora modesta da performance a cada dia.



tudo sobre a creatina


Qual a Dosagem da creatina Central Fitness?


0,07 grama/quilo. Assim, um indivíduo de mais ou menos 70 quilos vai consumir em média 4,9 a 5 gramas de creatina. Sendo que usuários de esteroides anabolizantes podem fazer uma utilização maior porque tem um maior aproveitamento da substância. Inclusive ela tem uma sinergia com a oxandrolona.


Existe a necessidade de fazer Saturação de creatina Central Fitness?

Os estudos apontam que a saturação leva sim a um estoque mais rápido no seu organismo

Como que é feita a saturação?

5 gramas 4 vezes por dia. Quando feito este fracionamento e uma grande presença de carboidrato se mostrou um aproveitamento melhor, porém de qualquer forma, ela demora de 2 a 3 semanas para se fazer efeito, e creatina não se cicla.


Você pode tomar 5 gramas por dia, porque depois de 3 semanas o estoque, em tese, já está no seu máximo ou perto do seu máximo e você vai tomar continuadamente. Não precisa fazer algo para acelerar esse processo em um terço do tempo.


Central Fitness, fora o aumento de performance que eu tenho durante as minhas atividades físicas, a creatina pode promover uma recuperação mais rápida?


Sim. Estudos de 2004, se observou a recuperação muscular com e sem uso da creatina. Nesse estudo foi comprovado que com a creatina a recuperação foi um pouco mais rápida.


A melhora, como qualquer substância anabólica natural, é mínima, tanto é que se precisou de um estudo para perceber isso.


Creatina incha?


Não é um negócio que você vai ficar forte do dia para a noite. Mas você tem um aumento sim.

Ela aumenta a hidrofilicidade, que nada mais é que a atração da sua célula para moléculas de água. Só que isso é feito intramuscular.


A creatina não vai te dar um aspecto de retido e tirar a sua definição. A Central Fitness, comecei a tomar creatina e perdi a definição. Meu nobre, sinto lhe dizer, você errou na sua dieta pode ter certeza.



Sou iniciante na musculação Central Fitness, posso tomar creatina?


Pode. A creatina ela é uma substância natural que você encontra na carne vermelha. Então o iniciante pode sim se beneficiar da creatina. Ele vai melhorar a performance dos treinos e vai evoluir mais rápido. Assim, iniciantes podem usar a creatina.


Central Fitness, mas a creatina não libera insulina?

A creatina, ela é insulinodependente, então é importante que você tome a creatina junto com um carboidrato. Se você consumir ela sem carboidrato ela vai ser absorvida? Vai. Só que com a presença de um carboidrato, ou até mesmo de uma gordura, que também libera insulina, você pode absorver ela melhor.


Então já que você vai consumir carboidratos na sua dieta quase que 100% do tempo do ano,

Joga a creatina neste horário.


Creatina engorda Central Fitness?

Não.


Central Fitness, a creatina sobe o DHT e deixa a gente careca?

Não. Realmente, observou-se uma elevação do DHT com a creatina, mas em um nível muito sutil, em um nível que quem não tem problema com calvície, não mudou nada. E quem tem problema não observou nada na prática de forma relevante, significativa que compensa não usar a creatina.


Creatina com cafeína, posso fazer utilização? Sim ou não?

Pode. A cafeína é levemente diurética, e a cafeína tem uma acentuação diurética nas suas primeiras doses. Se você consome cafeína regularmente, o efeito de diurese fica estabilizado.

Então você pode consumir numa boa que não muda nada.


Central Fitness, e o álcool?

Então, o álcool ele é bastante diurético e quando ele é utilizado você percebe uma micção a mais. Neste caso ele pode baixar os seus estoques de creatina, mas não necessariamente zerar o seu estoque de creatina.


Se você busca o máximo de performance com ela, o ideal é que seja zero álcool. Mas se você consumir não quer dizer que você vai anular o efeito 100%, mas você vai ter uma redução.





Creatina de cavalo é melhor?

Não. Creatina é creatina. Uma é feita para origem veterinária, e outra para origem humana, mas é o mesmo composto de aminoácidos, o mesmo processo. Então a creatina de cavalo não vai te fazer mais mal, e tão pouco vai te dar mais resultados.


Também temos que lembrar que algumas creatinas de cavalo, tem a presença de outras coisas juntas. Tem creatina de cavalo que é rica em cromo, ela tem uma quantidade excessiva para você. Neste caso tome cuidado. Mas se for uma creatina pura, isso não vai te causar nenhum mal, e nenhum resultado a mais.


Vale a pena tomar em cutting?

Com certeza! Melhora de força, melhora de aproveitamento de nutrientes.

Então a creatina é bem-vinda o ano inteiro.


Preciso aumentar a minha ingestão de água quando ingiro creatina?

Não. A sua ingestão de água já deve ser boa.



SAIBA MAIS:


Pessoal, é isso!


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E até a próxima!