SIBUTRAMINA PARA EMAGRECER

A sibutramina é uma das medicações mais prescritas, mais utilizadas no brasil principalmente para a perda de peso e nesse artigo vamos falar tudo sobre ela. A que categoria pertence?


Ela é ou não é um remédio psiquiátrico ou antidepressivo? Quais os efeitos colaterais? Ela funciona para que? Quais os cuidados que você tem que ter a utilizar essa medicação? Tudo isso hoje aqui no blog da Academia Central Fitness.

SIBUTRAMINA PARA EMAGRECER

Atenção: As mensagens contidas em todas as postagens aqui no nosso blog não possuem o objetivo de substituir orientação de um profissional (independente da sua área de atuação). O post é informativo. Qualquer rotina iniciada por conta própria é de responsabilidade SUA.

É claro pessoal, antes de mais nada já vá no nosso Instagram e comece a seguir a gente, aproveite e inscreva-se no nosso canal no youtube. Dessa forma as nossas mensagens chegarão cada vez para mais pessoas.

Galera hoje a gente vai falar tudo sobre a sibutramina responder todas essas perguntas que ficam rondando a sua cabeça que você adora procurar no google e no youtube. Vamos falar então sobre sibutramina, vamos tentar responder a todas essas perguntas sobre ela de uma forma direta simples e correta, mas, mais uma vez, eu quero lembrar que isso daqui é de caráter informativo para vocês, para vocês saberem como que a medicação atua. O intuito desse artigo não é fazer com que você se automedique ou substituir orientação, ou uma consulta médica. Toda medicação, tanto em produção quanto à modificação e a interrupção do tratamento, tem que ser feito sob supervisão médica.

A sibutramina pertence, muita gente não sabe disso, a categoria dos antidepressivos. A sibutramina não é usada para depressão, mas ela é um antidepressivo da classe dos inibidores da receptação da serotonina e da noradrenalina. Ela não é utilizada como antidepressivo nem utilizado em quadros ansiosos como ocorre com os outros antidepressivos, mas sim utilizada devido a um efeito " colateral " dela, então a sibutramina é utilizada para o tratamento da obesidade. Essa obesidade tem que corresponder a um IMC (índice de massa corporal) seja maior ou igual a 30. Essa é a principal indicação da sibutramina.

A sibutramina também pode ser usada em outros casos, falamos então de pessoas que têm IMC menor que 30 e poderão utilizar a sibutramina caso essa pessoa tenha outros problemas físicos devido à obesidade como, por exemplo, uma alteração do nível de glicemia, uma predisposição à diabetes com alguma alteração de colesterol e triglicérides devido à obesidade, nesses casos algumas pessoas podem se beneficiar da sibutramina. Também existem muitos estudos mostrando que ela tem evidência para melhorar a compulsão alimentar e muitos pacientes que têm transtorno de compulsão alimentar a sibutramina pode ser utilizada, mas com cuidado já que essa não é indicação principal dela.

SIBUTRAMINA PARA EMAGRECER

A sibutramina age no corpo aumentando os níveis de serotonina e noradrenalina e aumenta, em menor proporção, os níveis de dopamina. O efeito da sibutramina para a perda de peso se dá por dois mecanismos esse aumento de serotonina e noradrenalina aumentam a sensação de saciedade pós alimentação, ou seja, a pessoa ela se sente saciada com uma quantidade menor de alimentos então ela interrompe a alimentação antes, ela pode até diminuir um pouco o apetite, mas o principal efeito. A sibutramina também aumenta a taxa metabólica do corpo, ou seja, o corpo gasta mais energia, principalmente devido a uma ação periférica da noradrenalina que deixa o corpo num estado mais alerta e com aumento de frequência cardíaca, e de temperatura, e de tensão muscular isso leva ao um consumo maior de energia. Logo o corpo gasta mais energia e isso também é um dos mecanismos responsáveis pela diminuição de peso que a sibutramina causa.

Quanto tempo demora para agir?


A sibutramina em si é uma molécula que a gente toma e ela fica uma hora no organismo e é convertida em 2metabólitos ativos, esses metabólitos duram de 14 e 16 horas então, resumindo, a sibutramina pode ser tomada uma vez ao dia normalmente a pela manhã junto ou após o café e isso tende a fazer o efeito ao longo do dia devido a esse tempo do metabólito ativo da sibutramina.


Quanto tempo demora para gente ver o efeito para a perda de peso?


O jeito mais correto de avaliarmos os efeitos da sibutramina é da seguinte forma: Começamos a prescrição da sibutramina e o uso dela e esperamos quatro semanas. Dentro desse tempo, pode ser antes, a pessoa já começa a ter os benefícios, mas em geral podemos esperar até quatro semanas. Nesse tempo a gente vai ver o quanto de peso a pessoa perdeu e então a em quatro semanas ela tem que ter perdido pelo menos dois quilos ou pelo menos 5% do peso atual dela.

Se em 4 semanas a pessoa não tiver tido esse efeito ela vai passar por avaliação se será retirada a sibutramina ou se será aumentada a dose e espera-se mais quatro semanas e faz uma nova avaliação. Se isso não tiver acontecido retira-se a sibutramina da pessoa.

Qual o máximo de tempo que pode ser administrada a sibutramina?


O máximo de tempo que é recomendável manter sibutramina é por dois anos, mais do que isso não foi estudado e não sabemos a segurança. A ideia é não manter mais do que dois anos só que nesse processo, nesse tempo, é interessante manter o acompanhamento médico porque a gente tem que ver se a sibutramina está sendo útil se vemos os efeitos colaterais e se ela continua funcionando. Um período de três meses é suficiente para fazer esse acompanhamento e saber se a pessoa estacionou em uma perda menor do que dois quilos ou menor do que 5 %.


Efeitos colaterais e riscos da sibutramina


Os efeitos colaterais e riscos da sibutramina são diversos. A sibutramina foi suspensa em alguns países, incluindo estados unidos, devido a um estudo que foi feito com mais de 10 mil pessoas com problemas cardíacos. Notou-se que a sibutramina nessas pessoas que tinham problemas cardíacos aumentou 16% risco de infarto e de parada cardíaca, de avc e o risco de morte. Então para esse tipo de paciente a sibutramina é muito perigosa. Ela não pode ser dada para quem tem qualquer problema do coração ou doença coronariana, insuficiência cardíaca de qualquer tipo, e problema cardíaco não podem tomar sibutramina. Para quem tem histórico de avc, de qualquer doença cerebrovascular que tem a ver com os vasos do cérebro também não podem tomar.

Pessoas que têm uma pressão alta que não está controlada também não podem tomar a sibutramina.

A sibutramina também não pode ser dada para quem tem anorexia e bulimia e também é muito contra indicado. A sibutramina também aumenta sintomas de ansiedade, aumentar sintomas de insônia, aumentar a irritabilidade e em algumas pessoas que têm risco para transtorno bipolar.


Quais as doses são comuns de sibutramina?


Em geral a sibutramina começa com uma dose de 10 miligramas, sendo que pode ser aumentado para 15 miligramas. Algumas pessoas normalmente têm muita experiência a gente vê que a pessoa está se beneficiando e que não tem efeito colateral, e a gente pode em casos muito selecionados a aumentar até 20 miligramas mais do que isso é muito perigoso. Então as doses oficiais de 10 ou 15 miligramas.


Gestação, crianças e idosos

Existem evidências de que a sibutramina não causa um aumento de má formações mas isso isso é em pouquíssimos dados. Logo, em geral, não utilizado sibutramina na gestação, aliás antes das mulheres usarem é perguntado se ela está usando um método anticoncepcional e uma viso é dado informando-a de que não é recomendável que ela engravide.

Alguns estudos com adolescentes que têm obesidade mostram que a sibutramina em crianças mostra que ela pode ajudar, mas em geral ela não é uma medicação muito considerada ou segura.

SIBUTRAMINA PARA EMAGRECER

Resumindo, a sibutramina é um remédio que de fato funciona a perder gordura e perder peso. A sibutramina ajuda contra a obesidade, aumenta a sensação de saciedade, aumente a taxa metabólica, diminui a compulsão alimentar mas tem que ser usada com muito cuidado porque

senão ela pode levar riscos físicos, riscos psíquicos e piorar a saúde da pessoa, muitas vezes até piorar o próprio quadro de obesidade.


SAIBA MAIS :


Então gostou dessa postagem?


SIM, NÃO , MAIS OU MENOS? Compartilhe com os amigos , mande-nos uma mensagem, siga-nos nas nossas redes sociais. Se você gostou dessa postagem deixe seu comentário, inscreva-se no nosso canal do youtube e siga a gente no Instagram. Se quiser, entre em contato conosco para ter a sua assessoria online.