Por que a atividade física é importante?

O exercício e a atividade física são bons para quase todas as pessoas, incluindo adultos mais velhos. Não importa sua saúde e habilidades físicas, você pode ganhar muito se permanecer ativo. Na verdade, estudos mostram que “pegar leve” é arriscado.


Por que a atividade física é importante?

Frequentemente, a inatividade é mais culpada do que a idade, quando os idosos perdem a capacidade de fazer as coisas por conta própria.


A falta de atividade física também pode levar a mais visitas ao médico, mais hospitalizações e mais uso de medicamentos para uma variedade de doenças.


Benefícios emocionais do exercício


A pesquisa mostrou que os exercícios não são bons apenas para a saúde física, mas também para a saúde emocional e mental.


Você pode se exercitar com um amigo e obter o benefício adicional de apoio emocional.

Então, da próxima vez que você se sentir para baixo, ansioso ou estressado, tente se levantar e começar a se mover!


A atividade física pode ajudar:

  • Reduza sentimentos de depressão e estresse, enquanto melhora seu humor e bem-estar emocional geral

  • Aumente seu nível de energia

  • Melhorar o sono

  • Capacite você a se sentir mais no controle


Além disso, exercícios e atividades físicas podem melhorar ou manter alguns aspectos da função cognitiva, como sua capacidade de alternar rapidamente entre tarefas, planejar uma atividade e ignorar informações irrelevantes.


Aqui estão 10 principais motivos que tornam a cultura da atividade física algo que vale a pena abraçar em sua vida.


Os 10 principais benefícios da atividade física


Por que a atividade física é importante?

1. Controle de peso


O benefício mais importante do exercício é que ele ajuda no controle de peso. O exercício aumenta nosso gasto calórico, o que nos ajuda a perder peso ou a manter nosso peso ideal.


O exercício regular também ajuda a otimizar sua taxa metabólica, o que torna o controle de peso muito mais simples.


2. Saúde óssea e muscular


Os exercícios tornam o corpo fisicamente mais forte porque aumenta a força óssea e muscular.

Ossos mais fortes contribuem para um melhor equilíbrio, o que significa maior estabilidade e menos lesões, enquanto músculos mais fortes contribuem para o condicionamento geral nas atividades diárias, como subir escadas ou carregar mantimentos.


Não há necessidade de ser avesso a construir músculos ativamente; o físico de um fisiculturista requer anos de treinamento e nutrição muito específicos.


Em vez disso, o treinamento de força holístico irá garantir que os músculos do seu corpo permaneçam funcionalmente saudáveis ​​nos próximos anos!


3. Alivie as dores físicas


Os exercícios proporcionam reabilitação para dores crônicas, como a dor lombar. O tipo certo de exercício pode ser uma boa forma de fisioterapia para dores persistentes ou lesões prolongadas. No entanto, certifique-se de consultar um especialista para recomendar o treino ideal antes de começar a se exercitar.


4. Proteção contra condições de saúde


Além de torná-lo fisicamente mais forte, o exercício também mantém seu corpo mais saudável, reduzindo o risco de desenvolver doenças crônicas.


Ao ajudar no controle de peso, os exercícios também mantêm as doenças relacionadas à obesidade, como diabetes e doenças cardíacas, sob controle.


O exercício regular também mantém os níveis de açúcar no sangue e insulina em níveis saudáveis.


5. Pele mais jovem e saudável


O brilho pós-exercício é real - o exercício beneficia a sua pele e torna-a mais jovem ao desencadear a produção de antioxidantes.


Esses antioxidantes reparam os danos às células da pele e estimulam o fluxo sanguíneo, melhorando a saúde da pele.

6. Aumenta a saúde mental


Existem várias maneiras pelas quais os exercícios são bons para o cérebro. Em primeiro lugar, o exercício desencadeia a liberação de hormônios que facilitam o crescimento das células cerebrais.

Em seguida, os exercícios também aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro, permitindo que ele obtenha mais oxigênio para funcionar melhor.


Além disso, o oxigênio também ajuda a melhorar a memória, aumentando o tamanho do hipocampo, a parte do cérebro responsável pela memória.


Isso retarda o envelhecimento do cérebro e também o protege contra doenças degenerativas como o mal de Alzheimer e transtornos mentais como a esquizofrenia.


7. Aumento do nível de energia


O fluxo de hormônios de uma boa sessão de exercícios é um aumento significativo da energia que o ajuda a lutar contra a fadiga e a ficar mais concentrado.


Este aumento de energia é especialmente útil para pessoas que sofrem de fadiga crônica ou problemas de saúde que afetam os níveis de energia.



8. Melhorias no humor


Além de fazer você se sentir mais energizado, os exercícios também o deixam mais feliz.

Hormônios como as endorfinas que são liberadas durante o exercício evocam sentimentos positivos e afastam os negativos.


Isso torna os exercícios uma boa forma de terapia para pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão.

9. Sono com mais qualidade


Os exercícios ajudam a dormir melhor à noite e a combater a insônia, garantindo que você esteja suficientemente cansado na hora de dormir.


Além disso, o efeito de alívio do estresse do exercício ajuda a relaxar o corpo e a mente, para que os pensamentos negativos não o mantenham acordado por horas à noite.


Os exercícios também ajudam a regular o ritmo circadiano do corpo. O aquecimento da temperatura corporal central durante o exercício permite que seu corpo esfrie significativamente na hora de dormir, promovendo um sono reparador.


10. Maior libido


O sono não é a única atividade na hora de dormir que se beneficia do exercício; o mesmo acontece com o sexo.


O exercício facilita a circulação sanguínea e a flexibilidade, aumentando a libido e melhorando o desempenho sexual e a experiência geral. Para homens mais velhos, os exercícios ajudam a reduzir os sintomas da disfunção erétil.


Em suma, a atividade física é indispensável quando você se esforça para ter uma saúde física e mental ideal. A maneira mais direta de colher esses benefícios é simplesmente reservar um tempo todas as semanas para fazer exercícios.


Exercícios adequados e dedicados permitem maximizar o tempo que você gasta se exercitando para obter o máximo de benefícios.


Não tem certeza de como planejar uma rotina de exercícios? Comece com as três etapas a seguir.


Planejando sua rotina de exercícios


Por que a atividade física é importante?

1. Defina metas


O exercício, como qualquer outro projeto ou plano, deve começar com o estabelecimento de metas. Seja específico com o que você deseja alcançar dentro de um determinado período de tempo. É para melhorar a resistência para que você possa correr ou nadar por mais tempo? Ou é para ter mais força para fazer um supino com um peso maior?


Seja qual for o seu objetivo, defina um resultado-alvo específico para o qual você possa trabalhar.

Ao definir metas, considere suas habilidades e níveis de condicionamento físico atuais e leve em consideração quaisquer problemas de saúde ou lesões existentes para que você possa definir um plano viável.


2. Planeje a duração e a frequência do treino


Antes de entrar nos tipos de exercícios que deseja fazer, planeje quantas sessões de treino você pode fazer por semana e a duração de cada sessão.


A maioria dos especialistas recomenda exercícios de quatro a cinco dias por semana, variando a duração e a estrutura de seus treinos com uma mistura de diferentes tipos de atividades.



3. Estrutura de treino


Existem três tipos de atividades a serem consideradas - aeróbica, anaeróbica e sem exercício. Esses exercícios visam diferentes aspectos de condicionamento físico e saúde, por isso é ideal se comprometer com pelo menos uma a duas sessões de cada atividade todas as semanas.

Atividades aeróbicas


Intensidade moderada: caminhada rápida, natação de lazer, ciclismo de lazer

Alta intensidade: corrida, natação, voltas contínuas, spinning


Os exercícios aeróbicos são essenciais para construir seu condicionamento físico, pois trabalham o coração e os pulmões, permitindo que você desenvolva uma maior capacidade de trabalho.


É importante incorporar exercícios de intensidade moderada e vigorosa em sua rotina para construir uma base aeróbica mais forte - planeje um total de 150 minutos de atividade moderada e 60 minutos de atividade vigorosa todas as semanas.


Para tornar mais fácil, você pode dividir seus exercícios aeróbicos em blocos gerenciáveis ​​de 10 minutos.


Atividades anaeróbicas / de treinamento de força


Tipos de atividades: Flexões, flexões, agachamentos, exercícios envolvendo faixas de resistência, musculação


O treinamento de força é importante porque fortalece seus músculos e ossos para uma melhor saúde e resistência contra lesões.


O treinamento de força também ajuda na perda de peso - conforme você ganha músculos, seu metabolismo aumenta, o que permite que você converta melhor as calorias em energia.


Mantendo seus treinos seguros


Por que a atividade física é importante?

Além de decidir quais exercícios incluir em seus treinos, também é necessário garantir que você tenha protocolos de segurança em vigor.

• Aquecimentos adequados


Isso deve durar pelo menos cinco a dez minutos. Alongamentos e corridas lentos são exercícios comuns de aquecimento e relaxamento.


• preste atenção aos sinais de lesão


Quando se trata de trabalho cardiovascular ou treinamento de força, é importante parar a qualquer sinal de sofrimento para evitar lesões.


Evite exercícios intensos quando já tiver lesões, como fraturas por estresse ou entorses.


• Observe sua postura durante o treinamento de força


A maioria das lesões obtidas durante o treinamento de força é resultado de uma má forma, portanto, sempre preste atenção à sua forma e nunca tente apressar os treinos.


• Fique hidratado


Lesões relacionadas ao calor são algumas das lesões mais comuns relacionadas ao exercício, portanto, sempre se mantenha hidratado.


Opte por bebidas que reabastecem eletrólitos após longas sessões aeróbicas.


• Vista-se apropriadamente

Usar os tênis certos é de extrema importância para prevenir lesões. A roupa certa também o ajudará a treinar confortavelmente e a aproveitar mais seu treino.


• Dias de descanso

A dica de segurança mais importante é sempre ter dias de descanso após sessões de exercícios intensos. Dar a seu corpo tempo suficiente para se reparar ajuda a prevenir lesões por uso excessivo e esgotamento mental.


HACK PARA DICIONAR MAIS ATIVIDAES FÍSICAS NA SUA VIDA


Por que a atividade física é importante?

Além dos exercícios, existem outras maneiras de incluir mais atividades físicas em sua vida diária que não requerem tanto tempo e planejamento. Aqui estão algumas das maneiras mais fáceis.


• Pegue as escadas


Esqueça as escadas rolantes e os elevadores e suba as escadas sempre que puder. Isso porque as escadas dão aos seus músculos um bom treinamento de resistência. Apenas um minuto subindo escadas por dia pode ser benéfico para os músculos e ajudar a aumentar a força.


• Caminhar


Caminhar é uma das melhores formas de se exercitar, pois você pode fazê-lo a qualquer hora e em qualquer lugar, sem a necessidade de vestir uma roupa esportiva ou fazer exercícios de aquecimento.


Embora você não queime tantas calorias caminhando quanto ao correr, é menos provável que coma em excesso depois de uma boa sessão de caminhada.



• Agachamento diariamente


Um agachamento diário de 30 segundos é algo facilmente praticável para todos e ajuda a treinar o que é considerado o aspecto mais fundamental do movimento humano.

O agachamento ajuda a treinar os tornozelos, pernas e quadris e também melhora a estabilidade em todo o corpo.


Até mesmo mudar seus hábitos diários para fazer mais exercícios pode ajudá-lo a obter mais dos inúmeros benefícios do exercício.


Independentemente de sua faixa etária e sexo, o exercício fornece uma série de benefícios à saúde que você definitivamente deve se esforçar para desbloquear.

Apenas certifique-se de planejar seus treinos com cuidado e cautela e sempre respeitar as necessidades e habilidades do seu corpo.


Obter o conselho de um profissional é a melhor maneira de garantir que seus treinos sejam otimizados para os melhores benefícios


ão gostou dessa postagem?


SIM, NÃO , MAIS OU MENOS? Se você gostou dessa postagem deixe seu comentário, inscreva-se no nosso canal do youtube e siga a gente no Instagram.


Se quiser, entre em contato conosco para ter a sua assessoria online. Planos diferenciados para membros.


Treino de Bíceps para Aumento de Massa