COMO A ACADEMIA PODE AJUDAR NO TRATAMENTO CONTRA ANSIEDADE ?

Atualizado: Out 6

Neste artigo você saberá como academia pode ser uma divisor de águas no tratamento para quem sofre de ansiedade.


É bem provável que você, ou alguém que você conheça, esteja lidando com ansiedade. Para você ter uma ideia um em cada cinco norte americanos com mais de 18 anos e um em cada três adolescentes de 13 a 18 anos relataram ter um transtorno de ansiedade crônica durante o ano passado. Entre os estudantes universitários é de 63% dos estudantes sentirem uma tremenda ansiedade durante o primeiro ano, de acordo com um relatório da National College Health Association.


O número de ansiedade pode ser alto: aumenta o risco de uma pessoa para outros distúrbios psiquiátricos, como depressão, e pode contribuir para diabetes e problemas cardiovasculares . Um estudo preocupante mostra que pessoas com ansiedade tendem a ser mais sedentárias e a praticar formas menos intensas de atividade física, se houver.


Isso é irônico, porque amarrar os tênis, sair de casa e se mover pode ser a melhor solução, não médica, que temos para prevenir e tratar a ansiedade.


Pesquisas mostram que exercícios aeróbicos são especialmente úteis. Um simples passeio de bicicleta, aula de dança ou mesmo uma caminhada rápida pode ser uma ferramenta poderosa para quem sofre de ansiedade crônica. Atividades como essas também ajudam as pessoas que se sentem excessivamente nervosas e ansiosas com um próximo teste, prova no vestibular, uma grande apresentação ou uma reunião importante.


Por isso destacamos sempre a prática de atividades físicas diárias como forma de prevenção de doenças. Aqui na Central Fitness sempre nos preocupamos com saúde física e mental de todos os nossos alunos.

Como o exercício ajuda a aliviar a ansiedade?


Embora o exercício possa ser útil para lidar com a depressão por exemplo, os efeitos do movimento regular sobre a ansiedade estão começando a receber parte da atenção que eles merecem. Segundo as estimativas de um estudo , o exercício regular pode reduzir os sintomas de ansiedade em até 20%.


Um dos benefícios mais elogiados do exercício é a liberação de endorfinas - substâncias químicas que reduzem a dor e que podem criar sentimentos de euforia e relaxamento. Além disso, o exercício aumenta os níveis de uma proteína chamada fator neurotrófico derivado do cérebro , que repara células cerebrais que causam estresse e depressão. Endocanabinóides do tipo opiáceo também aumentam.


Mas durante um treino, o hormônio do estresse cortisol pode aumentar, porque o esforço ativa o sistema nervoso simpático. As pessoas com transtorno do pânico estão hiper-sintonizadas com qualquer aumento nos hormônios do estresse e na excitação do sistema nervoso simpático. Na verdade, eles interpretam essas mudanças no corpo como perigosas, levando a mais cortisol, adrenalina e excitação do sistema nervoso. Esse ciclo de aumento dos hormônios da excitação e do estresse pode levar muito rapidamente a um ataque de pânico .


Ironicamente, a longo prazo, o exercício está associado a níveis mais baixos de cortisol e à excitação geral do sistema nervoso. Portanto, se alguém em pânico puder tolerar o aumento temporário dos sintomas de ansiedade durante e logo após o exercício, com o tempo ela sofrerá uma redução líquida nos hormônios do estresse e na excitação do sistema nervoso - e maior calma.


Como os efeitos colaterais normais do exercício imitam a experiência física do pânico, malhar também pode ajudar a dessensibilizar os pacientes aos sintomas físicos da ansiedade e do pânico. Em outras palavras, se você pode tolerar sudorese, aumento da frequência cardíaca, tensão muscular e respiração rápida durante o exercício, também pode aprender a suportar essas sensações quando elas surgem devido à ansiedade. Isso é semelhante à terapia de exposição, que expõe gradualmente uma pessoa ao que ela teme de maneiras que não as ameaçam seriamente. Exposições repetidas levarão a uma melhor tolerância e menos medo.

Isso reforça a necessidade de prática de atividades físicas diárias e a nossa preocupação em dar total atenção para nossos alunos antes, durante e após a prática de atividade física.


  • Participar de exercícios desvia você da mesma coisa com a qual está ansioso.

  • Mover seu corpo diminui a tensão muscular, diminuindo a contribuição do corpo para se sentir ansioso.

  • Aumentar a frequência cardíaca altera a química do cérebro, aumentando a disponibilidade de importantes neuroquímicos anti-ansiedade, incluindo serotonina, ácido gama-aminobutírico (GABA), fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) e endocanabinóides .

  • O exercício ativa regiões frontais do cérebro responsáveis ​​pela função executiva, que ajuda a controlar a amígdala, nosso sistema de reação a ameaças reais ou imaginárias à nossa sobrevivência.

  • O exercício físico acumula recursos que aumentam a resiliência contra emoções tempestuosas.


Até agora, parece que o impacto do exercício na ansiedade está associado a um efeito de exposição (pense: segurar uma aranha se você tem medo de aranhas). Os sintomas físicos da ansiedade e as reações do corpo ao exercício são bastante semelhantes.


O tipo de exercício que você escolher pode não ter muita importância. Os estudos apontam para a eficácia de tudo, do tai chi ao treinamento intervalado de alta intensidade . As pessoas experimentaram melhorias, independentemente dos tipos de atividades que tentaram. Mesmo atividade física geral é útil. O importante é tentar atividades e continuar realizando-as.


Para maximizar os benefícios:


  • Escolha algo agradável para fazê-lo repetidamente, criando resiliência.

  • Trabalhe para aumentar sua frequência cardíaca.

  • Exercite-se com um amigo ou em grupo para colher os benefícios adicionais do apoio social.

  • Se possível, exercite-se na natureza ou no espaço verde, o que reduz ainda mais o estresse e a ansiedade .



*LINK IMPORTANTES* 👇

Redes Sociais

INSTAGRAM: http://bit.ly/central-fitness-insta

FACEBOOK: http://bit.ly/facebook-central

WHATS APP: http://bit.ly/whatsapp-central-fitness

SITE: http://www.academiacentralfitness.com.br

18 visualizações
logo academia central fitness.png

ENDEREÇO

Rua Santo Antônio, 513 - Bela Vista

São Paulo, SP 012345-678

centralfitnessacademia@gmail.com

Tel: (11) 3104-7501

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

 

SEGUNDA - SEXTA: 06hrs às 24hrs

​SÁBADO: 09 hrs às 18hrs

DOMINGO e FERIADOS: 10hrs às 14:00hrs

 

SIGA - NOS

 

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

© 2020  por Central Fitness.