Tudo o que você precisa saber sobre whey protein

Aqui você vai saber tudo o que precisa sobre whey protein. Como tomar whey protein, se tem efeitos colaterais ou não. Esse será uma guia completo sobre whey protein para você .Tudo o que você precisa está aqui.

Tudo o que você precisa saber sobre whey protein

O caminho para construir um corpo bonito não é fácil e inclui muito mais do que um treino. Para alcançar o melhor resultado, todo o seu estilo de vida deve estar alinhado com o seu objetivo desejado. Em primeiro lugar, trata-se de nutrição. Hoje vamos dar dicas para comprar whey protein e entender mais sobre esse suplemento.


Este é um artigo detalhado sobre a proteína de soro de leite - o que é, como funciona e como pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos de condicionamento físico e saúde.


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O que é uma proteína?

O que é uma proteína?

A proteína é uma proteína purificada derivada de alimentos comuns: soro de leite (soro de leite e caseína), clara de ovo, plantas (soja, arroz, ervilha, etc.), carne (carne).

A proteína não apareceu nos últimos 10 anos como um produto especializado para fisiculturistas. É consumido há muito tempo, e isso não causa dúvidas ou questionamentos entre os consumidores. Por exemplo, as misturas secas para bebês são um produto familiar que todo mundo ouve falar. Pode ser dado a crianças desde o nascimento! Mas as fórmulas lácteas contêm a mesma caseína ou concentrado de soro de leite que os shakes de proteína.



Para que serve a proteína?

Para que serve a proteína?

Mas por que consumir proteína extra quando você pode obter a mesma proteína de alimentos comuns? Claro que é possível, mas, via de regra, não o recebemos por vários motivos. Vou citar os mais comuns:

  • Dietas (ceto, vegana, vegetariana, comida crua, jejum),

  • Vários tipos de distúrbios alimentares (por exemplo, a presença na dieta principalmente de carboidratos e gorduras simples (doces, manteiga com pão, sopas, doces com chá, fast food, miudezas - salsichas, salsichas),

  • Incapacidade de comer totalmente (doença, falta de apetite, velhice, ritmo de vida e outros motivos),

  • Alergias (por exemplo, à lactose no leite. Na proteína de soro de leite , o nível de lactose é visivelmente reduzido, mas no ovo ou na soja não é).


Como você sabe se está ingerindo a quantidade certa de proteína ou não?


Como você sabe se está ingerindo a quantidade certa de proteína ou não?

Em média, uma pessoa precisa de proteína “pura” para manter a atividade vital do corpo = 1,3-1,5 gramas de proteína por quilograma de peso corporal. Para um atleta, a dosagem aumenta para 2-2,5 g / kg. Para fisiculturistas profissionais, você precisa ainda mais - até 3-4 g / kg. Em termos de produtos consumidos, uma pessoa pesando 60 kg, para ganhar 90-120 gramas de proteína pura por dia, você precisa comer uma dessas porções (opcional):

  • clara de ovo - 25-33 ovos,

  • filé de peru - 365-490 gramas,

  • queijo cottage 5% - 560-750 gramas,

  • peixe - 470-630 gramas.

Cito deliberadamente como exemplo opções de produtos “limpos”, e não derivados deles como costeletas ou linguiças, pois podem ter duas vezes mais gordura e/ou carboidratos do que proteínas. Um problema comum para pessoas com excesso de peso que não conseguem perder peso está precisamente no excesso de ingestão de gorduras no contexto da desnutrição de proteínas. E precisamos de proteína para manter a massa muscular, que por sua vez nos ajuda a viver uma vida plena:

  • manter nosso corpo ereto (postura, estômago tonificado, caminhada),

  • realizar tarefas domésticas (levantar e sentar, pegar as malas e carregá-las, pegar as crianças nos braços, subir até o 4º-5º andar sem elevador),

  • mova-se de forma coordenada (caminhar no parque, pular rapidamente para trás em caso de perigo ou aterrissar com mais sucesso em caso de queda, correr atrás de um chapéu panamá voando e muito mais).

Privamo-nos de tudo isso, menosprezando a importância de nossa massa muscular e sua dependência direta da ingestão de proteínas e atividade física suficiente.


O que é a proteína do soro do leite?


O que é a proteína do soro do leite?

A melhor forma de ganhar massa muscular é o whey protein . Trata-se de uma nutrição esportiva, que inclui proteínas extraídas do soro de leite. Mas para ganhar massa muscular sem prejudicar a saúde, um fisiculturista deve escolher a nutrição com sabedoria, focando não no custo do produto, mas em sua eficácia e composição.


Como outros suplementos, este suplemento popular tem origem natural, ou seja, um animal. Como o nome indica, o pó de soro de leite é obtido. Este, por sua vez, é um subproduto na produção de queijo. Algum tempo atrás, os fabricantes não conheciam seu valor, mas agora a questão é bem compreendida.


A parte aquosa do leite, que é o soro, contém aminoácidos facilmente digeríveis, lactose, uma gama completa de vitaminas do complexo B, cálcio e outras substâncias benéficas. Na verdade, ele absorve tudo de melhor que existe nos produtos lácteos. A composição da proteína é próxima da contida no leite humano. É difícil imaginar algo mais útil e nutritivo.

O que é a proteína do soro do leite?

O soro de leite é um subproduto do processo de fabricação de queijos o líquido que resta quando o leite é coalhado e coado.

Na forma de pó, é um dos produtos de nutrição esportiva mais populares do mundo devido à sua disponibilidade, custo e eficácia.

O whey é rapidamente digerido e absorvido pelo sistema digestivo, para que ele entre na corrente sanguínea e depois nos músculos muito rapidamente, o que é benéfico após o treinamento, quando você precisa iniciar o processo de recuperação.


Regras de proteína de soro de leite

A proteína é comprada para obter uma grande dose de proteína, e não gorduras e carboidratos, que são bastante fáceis de "obter" de alimentos comuns. Portanto, a proporção de proteínas para carboidratos e gorduras é uma das principais características do whey protein que você deve focar.

Além da quantidade, a qualidade do produto também importa. Preste atenção aos ingredientes. Como regra, os suplementos nutricionais proteicos para esportes contêm vários tipos de proteína de soro de leite: isolado, hidrolisado e concentrado.

Isolate é um tipo de proteína de soro de leite em pó com mais de 90% de proteína pura, esta é a variedade mais natural de proteína em si. Um hidrolisado é uma proteína que foi previamente decomposta, por isso é absorvida especialmente rapidamente.

Concentrado - proteína de soro de leite, cuja filtração é muito menos intensa do que nos dois tipos anteriores. É por isso que o concentrado contém mais gorduras e carboidratos e menos proteína do que o isolado e o hidrolisado. Os concentrados também são diferentes, geralmente cerca de 70-80% da proteína é coletada neles, mas também existem aqueles em que apenas cerca de 35% da proteína permanece.


Regras de proteína de soro de leite

Isolados e hidrolisados ​​são mais caros do que concentrados, portanto, de relance, você pode determinar a qualidade da mistura avaliando a porcentagem de três variedades de proteína de soro de um determinado fabricante.

Em seguida, você deve calcular a quantidade de proteína que cai em uma porção de proteína de soro de leite. Isso é o que, em última análise, permitirá que você avalie o quão bom é um tipo específico de proteína. Observe o número de gramas por porção de proteína listada na embalagem e a quantidade de proteína por porção. Em seguida, divida a quantidade de proteína pelo tamanho da porção para obter uma estimativa da porcentagem de proteína que você receberá em uma porção do pó.


As melhores proteínas de soro de leite contêm aproximadamente 80% de proteína por porção ou mais. Por exemplo, digamos que você comprou uma proteína que contém 25 gramas de proteína por porção de 28 gramas. Isso significa que a proteína total contém cerca de 90%, o que significa que esta é uma proteína de alta qualidade.


Quanto maior a porcentagem de proteína na proteína de soro de leite, mais caro é.


Suplementos de proteína de soro de leite podem ajudar a aumentar sua ingestão de proteínas e BCAA

As proteínas são os principais blocos de construção do corpo humano.

Eles são usados ​​para fazer várias coisas importantes, incluindo tendões, órgãos e pele, além de hormônios, enzimas, neurotransmissores e várias moléculas.


As proteínas também são os componentes dos elementos contráteis dos músculos.

Eles são montados a partir de aminoácidos, moléculas menores que são ligadas como contas em uma corda.


Alguns aminoácidos são produzidos pelas células do seu corpo, enquanto outros são fornecidos pelos alimentos que você come. Os que você deve obter dos alimentos são denominados aminoácidos essenciais .


Suplementos de proteína de soro de leite podem ajudar a aumentar sua ingestão de proteínas e BCAA

As proteínas que fornecem todos os nove aminoácidos essenciais são as melhores e a proteína do soro de leite é carregada com eles.


É particularmente rico em aminoácidos importantes de cadeia ramificada (BCAAs), como a leucina, e também contém uma alta quantidade de cisteína.


Estudos mostram que a leucina é o aminoácido mais anabólico (promotor de crescimento), e a cisteína pode ajudar a aumentar os níveis da glutationa antioxidante celular.


A proteína de soro de leite parece ser particularmente eficaz em estimular o crescimento em humanos. De fato, o leite materno humano é 60% de soro de leite, comparado a 20% no leite de vaca.


Tipos de proteína de soro de leite: Concentrado vs Isolado vs Hidrolisado

Tipos de proteína de soro de leite

Existem vários tipos populares de proteína de soro de leite.

Sua principal diferença está na maneira como eles foram processados.


Concentrado: Cerca de 70 a 80% de proteína; contém alguma lactose (açúcar do leite) e gordura e tem o melhor sabor.


Isolado: 90% de proteína ou superior; contém menos lactose e gordura e carece de muitos nutrientes benéficos encontrados no concentrado de proteína de soro de leite.


Hidrolisado: Também conhecido como soro de leite hidrolisado, esse tipo foi pré-digerido para ser absorvido mais rapidamente. Causa um aumento 28-43% maior nos níveis de insulina do que o isolado.


O concentrado de proteína de soro de leite parece ser a melhor opção geral. Muitas opções estão disponíveis online .


É o mais barato e retém a maioria dos nutrientes benéficos encontrados naturalmente no soro de leite. Muitas pessoas também preferem o sabor, provavelmente devido à lactose e gordura.


Se você tiver problemas para tolerar o concentrado ou estiver tentando enfatizar proteínas, mantendo os carboidratos e a gordura baixos, o isolado de proteína de soro de leite - ou mesmo o hidrolisado - pode ser uma opção melhor.


Lembre-se de que, embora o concentrado seja a forma mais popular, a maioria dos estudos examinou o isolado de proteína de soro de leite.


Por que eu preciso de WHEY PROTEIN?


Por que eu preciso de proteína de soro do leite?

O soro do leite oferece uma maneira rápida e fácil de aumentar sua ingestão diária de proteína, especialmente após a sessão de treinamento, quando você pode não estar inclinado a comer uma refeição completa. Mas é importante lembrar que os suplementos são projetados para preencher as lacunas nutricionais de uma dieta completa e variada.

Obter a maioria de suas proteínas diárias de carne e peixe vermelhos e brancos é o caminho certo a percorrer, porque você também consumirá as vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais vitais para a saúde ideal.


Por que todos devem suplementar com whey protein, não apenas fisiculturistas?


Por que todos devem suplementar com whey protein, não apenas fisiculturistas?

Não importa qual é o seu nível de condicionamento físico ou qual objetivo você está perseguindo, a proteína é um nutriente essencial que o corpo usa para uma variedade de propósitos diferentes. A proteína é um dos três principais macronutrientes (juntamente com carboidratos e gorduras) e é considerada a base para os músculos, a produção hormonal, a formação de enzimas, além de cabelos saudáveis, peles e unhas.


Qual é a melhor hora do dia para tomar proteína de soro de leite?


Qual é a melhor hora do dia para tomar proteína de soro de leite?

A proteína de soro de leite é um ótimo complemento para sua dieta a qualquer hora do dia. O momento mais importante para tomar o soro seria logo após o treino, quando seus músculos precisam mais de proteínas para recuperação e para ajudar a construir ou manter a massa muscular magra. *

Você também pode tentar incorporar a proteína de soro de leite em sua dieta nos seguintes horários.


Com as refeições: Beba junto com a sua refeição para aumentar a qualidade e o conteúdo geral das proteínas. Você também pode misturar em farinha de aveia ou adicionar a receitas como misturas de panquecas.


Entre refeições: Mantém os níveis de aminoácidos elevados, para que seu corpo não entre em um estado catabólico que pode levar à perda muscular. *


Antes de dormir: para manter os níveis de aminoácidos elevados em seu corpo enquanto você dorme, adicione soro à sua última refeição ou lanche do dia.



Dosagem e efeitos colaterais do whey protein

Dosagem e efeitos colaterais do whey protein

Uma dosagem comumente recomendada é 1-2 doses (cerca de 25 a 50 gramas) por dia, geralmente após os exercícios.


É recomendável que você siga as instruções de serviço na embalagem.


Lembre-se de que, se a sua ingestão de proteínas já estiver alta, a adição de proteína de soro de leite além da sua ingestão atual pode ser completamente desnecessária.


Preocupações sobre proteínas que causam danos nos rins e contribuem para a osteoporose são injustificadas .


De fato, foi demonstrado que a proteína protege contra a osteoporose, embora não tenha impacto nos rins saudáveis


No entanto, pessoas com problemas renais ou hepáticos atuais podem querer evitar a proteína do soro de leite ou, pelo menos, consultar um médico antes de tomá-lo.


Comer muita proteína de soro de leite pode causar problemas digestivos, como náusea, flatulência, diarréia, dor e cólicas. Algumas pessoas também são alérgicas ao soro de leite.


Se você não puder tolerar o concentrado regular de proteína de soro de leite, isolar ou hidrolisar pode ser mais apropriado. Como alternativa, você pode simplesmente evitar a proteína do soro de leite e ingerir outros alimentos ricos em proteínas .


Mas, de um modo geral, a proteína de soro de leite tem um excelente perfil de segurança e a maioria das pessoas pode consumi-lo sem problemas.



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