Tudo o que você precisa saber sobre Tribulus Terrestris. O que é, como usa, para que serve.


Tribulus terrestris é uma erva da Ayurveda - Um ramo da medicina tradicional, localizado na Índia e nos países vizinhos, e semelhante à Medicina Tradicional Chinesa, na medida em que os 'remédios' tradicionalmente consistem principalmente de ervas, mas também de outras coisas que podem ser bioativas - que é mais recomendada para a saúde masculina, incluindo virilidade e vitalidade, e especificamente mais voltada para a saúde cardiovascular e urogenital. É um complemento comum por suas propriedades de aumento da libido e supostas propriedades de aumento de testosterona.


Do lado sexual, o tribulus parece ser um potenciador da libido relativamente confiável e potente em ratos, e o único estudo em humanos avaliando isso confirmou um aumento no bem-estar sexual e na função erétil. Embora não se saiba exatamente como o tribulus funciona, é conhecido por aumentar a densidade do receptor de andrógeno no cérebro (tecido muscular não confirmado), o que pode aumentar as propriedades de aumento da libido dos andrógenos. Evidências limitadas sugerem que é fraco ou não eficaz no aumento da fertilidade.


Um componente específico, tribulosina, parece ser cardioprotetor bastante potente e é eficaz na faixa de 1 a 10 nM. Ainda não foi testado em seres vivos, mas continua sendo uma opção muito promissora.


Benefícios para a saúde

O Tribulus é há muito utilizado na medicina tradicional chinesa, bem como no ayurveda para melhorar o desempenho atlético  ou aumentar a libido. Diz-se também que o Tribulus aumenta seus níveis de certos hormônios, incluindo testosterona e estrogênio, e é encontrado em suplementos que alegam aumentar os níveis de testosterona.


Além disso, o tribulus visa ajudar uma variedade de problemas de saúde, como pressão alta, colesterol alto, pedras nos rins, disfunção erétil, disfunção sexual e atuar como diurético.


Aqui estão algumas das descobertas selecionadas da pesquisa disponível sobre tribulus.


Performance atlética


Uma rápida pesquisa on-line para suplementos de Tribulus terrestris mostra que muitos produtos feitos com a planta estão focados em aumentar a testosterona .


Uma revisão analisou os resultados de 12 grandes estudos sobre os efeitos da planta em homens e mulheres com idades entre 14 e 60 anos. Os estudos duraram de 2 a 90 dias, e os participantes incluíram pessoas saudáveis ​​e pessoas com problemas sexuais.

Os pesquisadores descobriram que este suplemento não aumentou a testosterona (Fonte Confiável)


Outros pesquisadores descobriram que Tribulus terrestris pode aumentar a testosterona em alguns estudos em animais, mas esse resultado geralmente não é visto em humanos (Fonte Confiável)


Os suplementos alimentares que contêm tribulus são frequentemente comercializados por seu potencial de aumentar os níveis de testosterona e, por sua vez, aumentar a massa muscular e aumentar a força. No entanto, um relatório publicado no Journal of Dietary Supplements em 2014 afirma que essas alegações de marketing são infundadas.


Na análise de 11 ensaios clínicos publicados anteriormente, os autores do relatório determinaram que um efeito de aumento de testosterona era encontrado apenas quando o tribulus era consumido por meio de suplementos contendo uma combinação de substâncias.



Disfunção Sexual

Mesmo que este suplemento não aumente a testosterona, ele pode aumentar a libido .

Alguns pesquisadores descobriram que quando homens com desejo sexual reduzido consomem de 750 a 1.500 mg de Tribulus terrestris diariamente por dois meses, seu desejo sexual aumenta em 79% (4Fonte Confiável, 9Fonte Confiável)

Além disso, 67% das mulheres com libido muito baixa experimentaram aumento do desejo sexual depois de tomarem suplementos de 500-1.500 mg por 90 dias (4Fonte Confiável)


Outros estudos também relataram que suplementos contendo a erva aumentavam o desejo, a excitação e a satisfação sexual em mulheres com baixa libido (10Fonte Confiável)


Tribulus pode ajudar a tratar a disfunção erétil, de acordo com um estudo publicado na Maturitas em 2017.  Ao testar os efeitos de 12 semanas de um extrato de tribulus em homens com disfunção erétil leve ou moderada, os pesquisadores descobriram que aqueles que tomaram tribulus tiveram uma melhora significativa na função sexual (incluindo disfunção erétil).


Em um relatório publicado na Drugs em 2018, os pesquisadores avaliaram os ensaios clínicos publicados anteriormente. Segundo os autores do relatório, suas análises demonstraram que " T. terrestris produziu resultados mistos".


Algumas pesquisas mostram que tomar 800 mg deste suplemento por dia pode não tratar efetivamente a disfunção erétil (11Fonte Confiável)


No entanto, outros relatórios mostraram melhorias significativas nas ereções e satisfação sexual com uma dose de 1.500 mg por dia (12Fonte Confiável)


Embora pareça que o Tribulus terrestris possa melhorar a libido em mulheres e homens, são necessárias mais pesquisas para esclarecer a extensão dos efeitos sexuais deste suplemento.


Além disso, um pequeno estudo publicado na Endocrinologia Ginecológica em 2018 indica que o tribulus pode ajudar a tratar a disfunção sexual em mulheres.


Para o estudo, 40 mulheres com libido diminuída foram tratadas com tribulus ou placebo. No final do estudo, aqueles que receberam tribulus aumentaram os níveis de testosterona e experimentaram uma melhora significativa em fatores como desejo, excitação, dor e satisfação.



Diabetes

O tribulus pode combater o diabetes, sugere um pequeno estudo publicado no Journal of Alternative Complementary and Alternative Medicine em 2016. No estudo, mulheres com diabetes tipo 2 receberam três meses de tratamento com tribulus ou um placebo. A glicose no sangue, colesterol total e colesterol LDL foram significativamente reduzidos em comparação com o placebo. Não houve efeito significativo observado nos níveis de triglicerídeos e colesterol HDL.


Possíveis efeitos colaterais

Como poucos estudos testaram os efeitos na saúde do tribulus em humanos, pouco se sabe sobre a segurança do uso a longo prazo desta erva. No entanto, existe alguma preocupação de que o tribulus possa desencadear efeitos colaterais, como aumento da freqüência cardíaca e inquietação.


Além disso, algumas pesquisas indicam que o tribulus pode aumentar o peso da próstata. Homens com condições como hipertrofia prostática benigna ou câncer de próstata devem evitar o uso desta erva.


Como o tribulus pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, tomar a erva em combinação com medicamentos para diabetes pode causar um nível perigosamente baixo de açúcar no sangue.


Segundo um relato de caso, um homem de 36 anos foi diagnosticado com priapismo (uma ereção prolongada e dolorosa do pênis) depois de consumir um suplemento de ervas contendo tribulus.


Os suplementos alimentares não são amplamente regulamentados e, em alguns casos, podem conter substâncias ou ingredientes que não constam do rótulo. O risco pode ser maior para suplementos comercializados para desempenho atlético, que podem estar contaminados com esteróides anabolizantes e outras substâncias, resultando em doping não intencional.


Dosagem e Preparação

Várias doses de tribulus têm sido usadas em estudos que investigam os benefícios para a saúde da planta. Por exemplo, para um estudo que investigou a disfunção erétil, foi usada uma dose de 250 mg tomada três vezes ao dia por três meses.  No entanto, muitos estudos envolvem tribulus em combinação com outros ingredientes.


Devido à falta de informações de pesquisa e segurança, é muito cedo para recomendar o tribulus para qualquer finalidade de saúde. Se você ainda está pensando em usá-lo, consulte o seu médico primeiro para ver se é apropriado para você.

8 visualizações
logo academia central fitness.png

ENDEREÇO

Rua Santo Antônio, 513 - Bela Vista

São Paulo, SP 012345-678

centralfitnessacademia@gmail.com

Tel: (11) 3104-7501

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

 

SEGUNDA - SEXTA: 06hrs às 24hrs

​SÁBADO: 09 hrs às 18hrs

DOMINGO e FERIADOS: 10hrs às 14:00hrs

 

SIGA - NOS

 

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

© 2020  por Central Fitness.