COMER PÃO ESTRAGA A DIETA?


COMER PÃO ESTRAGA A DIETA?

Aquele pãozinho show de bola de manhã, quem sabe você não esteja comendo um agora. Ele é um vilão? Ele é um aliado? Ele realmente faz mal por ter glúten? Por um acaso eu consigo encaixar ele na dieta? Mesmo que eu aceite ter um pouquinho menos de resultados. Vamos falar um pouquinho do pão integral, pão branco, pãozinho da padaria, tudo sobre pão.


Quando um aluno vem e pergunta alguma coisa, como que fazemos o raciocínio lógico ? Partimos sempre lá de trás. Então, se o pão é ruim, ele é ruim porque tem alguma coisa. Certo? Tem em um pão, você vai dizer: Mortadela. Não, não estou falando disso, vamos focar apenas no pão.


O pão vai ter um pouquinho de proteína vegetal e quase nada de gordura. Eu estou indo para a parte dos nutrientes e não da receita, porque eu não sou padeiro. O pão branco tem pouquinha fibra. Pão integral um pouquinho mais de fibra e carboidrato.



Agora você diz: " Ah, mas o carboidrato é só açúcar, um carboidrato simples. " Não, espera aí, sem demência, vamos estudar bioquímica alimentar. Se você falar açúcar então não é um carboidrato simples, porque o açúcar é sacarose, que é um dissacarídeo, glicose com frutose. Logo, o açúcar não é um carboidrato simples, ele é um dissacarídeo. Coisa que não tem no pão, você não vai encontrar sacarose no pão, o que você encontra é amido, e amido é um polissacarídeo. Assim , acompanhe comigo: Dissacarídeo dois, polissacarídeo quatro ou mais. Capiche? Dessa forma o amido é um polissacarídeo. O que tem nele de composições de menor fração? Glicose. Então, são várias cadeias de glicose interligadas.


O pão não é um carboidrato simples e nem carboidrato complexo. Porém, é um carboidrato que tem um índice glicêmico mais alto.

COMER PÃO ESTRAGA A DIETA?

Agora você vai me perguntar, o quanto que é importante o índice glicêmico para dieta?


O índice glicêmico alto na dieta faz com que você produza mais insulina para absorção e talvez isso não seja interessante. O que a maioria esquece é o índice glicêmico e a carga glicêmica. A carga é a quantidade. O açúcar tem um índice glicêmico alto? Tem. logo, ele vai ativar a insulina? Vai. Muita? Depende da quantidade. Porque se você mandar um caminhão-pipa de açúcar a corrente sanguínea vai sobrecarregar consequentemente muita insulina você vai produzir.


Agora, se você pegar aquele grãozinho de açúcar que some entre seus dedos , você acha que vai liberar tanta insulina assim? Ou melhor, você acha que liberará Mais insulina do que se você comesse feijão, que tem um dos menores índices glicêmicos? A resposta é não, porque é muito pouquinho. Até aqui você está acompanhando, certo?


Quando você fala de colocar um alimento na dieta , como é o caso do pão , tem que considerar o quanto dele você vai colocar e a qualidade dele.


Índice glicêmico alto, então é ruim? Se eu comer pouco até vai. Mas quem disse que é ruim? Um índice glicêmico alto pode ser muito bem vindo. Por exemplo, no pós-treino o que as pessoas normalmente mandam? Whey, malto e dextrose. Malto e Dextrose são carboidratos de alto índice glicêmico, e a malto é um polissacarídeo, inclusive. A dextrose não, porque ela é glicose pura. Agora , você começa a entender que dependendo do contexto você consegue encaixar um carboidrato de alto índice glicêmico.



Ao acordar é um horário que é mais favorável porque o nível de açúcar no sangue está muito

baixo, entendeu? Então, se você joga um carboidrato de índice glicêmico maior, mesmo que suba não dará aquele pico lá. Agora, se você já vem durante o dia comendo bastante carbo o seu nível de açúcar no sangue já está alto, porque você está comendo o dia inteiro. Comer no meio do dia o pico ficará maior, logo terá que ter mais insulina. Assim a sua dieta começa a ficar desinteressante.

Depois do treino? Mesma coisa, treinei, fiz força, a glicemia abaixa. Então, você coloca carboidrato de alto índice glicêmico, sem falar do sistema nervoso parassimpático e simpático que entra em processo digestivos, que são antagônicos e etc.


COMER PÃO ESTRAGA A DIETA?


Você está me dizendo que eu posso comer pão ao acordar e depois do treino? É isso?


Sim e não, para facilitar. Você pode comer desde que esteja dentro da sua quantidade calórica de carboidratos do seu dia. O pão engorda? Não. O pão emagrece? Também não, é a quantidade, tudo vai depender do contexto.

Então, você está dizendo que eu posso emagrecer com a mesma qualidade comendo pão branco? Isso, você pode. Agora, será que é uma boa estratégia? Por que tem essa pergunta? Porque um alimento de índice glicêmico maior fornece menos saciedade. Nesse caso se você sofrer com o apetite talvez seja uma opção mais inteligente comer algo que te dê maior saciedade.


Ou seja, a quantidade que você come é muito determinante. Se você comer uma quantidade pequena dentro das suas calorias e isso não de causar problemas de fome você vai emagrecer sossegado.


Agora, como é que eu abaixo o índice glicêmico de um alimento?


Agora vamos para uma dica fina demais. Essa é o filé ein !! Se você misturar esse carboidrato de alto índice glicêmico com proteína você consegue abaixar o índice glicêmico. Se misturar com gordura consegue abaixar o índice glicêmico. Assim sendo, se eu comer o pão e colocar ovos inteiros nele, ou seja proteína e gordura, vou abaixar o índice glicêmico. Entendeu? Se colocar fibra aquela psyllium vai melhorar o índice glicêmico.


Deu para compreender que você pode transformar um carboidrato de alto índice glicêmico em médio, ou até mesmo em baixo? Se você já conseguiu entender até aqui , então a missão do artigo já foi cumprida. Se você for comer pão e colocar proteína, gordura e fibra você abaixa o índice glicêmico.



Porém, você tem que entender que algumas coisas. Têm que ver o que é viável, por isso é

muito errado julgar a dieta de outro nutricionista. " Pô, passou pão branco de manhã, que nutricionista demente e tal. " Mas você sabe o contexto? Quem olha de fora, vai olhar e falar: Não ficou legal essa dieta, entretanto é um leigo falando.


COMER PÃO ESTRAGA A DIETA?

Resumindo, você consegue combater o índice glicêmico alto, caso você precise, para conseguir encaixar o pão branco na dieta. O pão integral é um pão que tem um pouco de mais fibras na composição. Então, ele tende a ter o índice glicêmico um pouco menor, mas ainda assim é bastante elevado, e muitas pessoas usam e show de bola, nem entendem o que está acontecendo.


Tem gente que vê a embalagem de um pão e fala: " Ah é integral está certo. " E ás vezes o pão nem é feito com farinha integral. Ou seja, está comendo pão branco tendo resultados e nem sabem.


Para que você veja um pão integral de verdade vá na lista de ingredientes, no rótulo, e veja se tem farinha de trigo integral, porque se for farinha de trigo branca não adianta nada.


Por que eles escrevem integral ou Sabor integral? Você fala: Bom, cada um engana o consumidor como pode, infelizmente. Sobre o glúten pessoal, quem tem alergia ao glúten deve evitar, é óbvio, é uma restrição alimentar. Quem não tem alergia ao glúten não tem problema nenhum consumir.

Pessoal, é isso!

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